Pesquisar no blog

Concurso IBAMA 2023: Novo edital em planejamento, confirma presidente do órgão!

Iago Almeida

icone calendario 04 abr 2023

De acordo com o presidente da autarquia, Rodrigo Agostinho, um novo concurso IBAMA deve ser realizado em breve; o edital está em planejamento e deve trazer vagas para Analista. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Ibama: quando sai o edital?

Portanto, de acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, um novo concurso será publicado em breve para a autarquia.

Ele confirmou que o edital já está sendo planejado, mas não deu prazo para sua publicação. A expectativa é que aconteça no segundo semestre.

Vale destacar que em janeiro, durante sua posse, o presidente já havia informado que faria esforços para a publicação de um concurso público.

“Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária”, citou.

Também em janeiro, o ex-presidente substituto do Instituto, Jair Schmitt, já havia confirmado que os preparativos tinham sido iniciados para envio de uma nova solicitação ao governo.

“A verdade é que a gente tem meio Ibama hoje. Se você considerar todos os funcionários em atividade, são 2.900 servidores. Temos apenas 53% do quadro total previsto, mesmo sabendo que, no ano passado, houve uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que obrigava o governo passado a fazer concurso. A gestão Bolsonaro paralisou o Ibama, perseguiu os servidores, desmontou o órgão. Estamos trabalhando agora para chamar quem não foi chamado, para fazer um novo concurso”, explicou Rodrigo Agostinho.

Para que o concurso seja realizado, portanto, é preciso que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos dê o aval, que até o momento, está em análise.

Quais cargos e quantas vagas serão no concurso Ibama?

Sendo assim, a proposta é que o concurso Ibama seja publicado com a oferta de vagas para Analista Administrativo e Analista Ambiental.

Entretanto, o número ofertado ainda é desconhecido. Os salários, entretanto, serão de R$ 8.547,64.

Vale destacar que ambas carreiras exigem o nível superior em qualquer área e terão auxílio-alimentação de R$458 e a gratificação de desempenho.

A informação dos cargos que devem ser contemplados partiu de Wagner Rosa da Silva, diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama.

“Está em trâmite a proposta de concurso para analistas administrativos e analistas ambientais. Fizemos um levantamento e já temos um estudo técnico”, disse ele durante seminário em março.

O diretor ainda confirmou que a maior demanda será na área ambiental, nas finalísticas.

2.103 servidores são necessários

De acordo com o relatório apresentado pela equipe de transição de governo no final de 2022, a área ambiental conta com uma necessidade de pelo menos 2.103 novos servidores.

O documento ressaltou que a realização de um novo concurso não deve impedir a convocação dos aprovados na seleção de 2021, visto que a necessidade de servidores supera o quantitativo de remanescentes.

Vale mencionar que o órgão conta com 5.846 servidores, sendo que apenas 2.890 estão na ativa. Desses, 2.145 são mulheres e 3.701 são homens.

Concurso Ibama: reestruturação está em curso

Portanto, mudanças estão previstas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Sendo assim, a autarquia propôs a transformação de 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo da carreira de Especialista em Meio Ambiente em 538 cargos de nível superior para a carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Portanto, serão 379 cargos de Analista Administrativo e 159 cargos de Analista Ambiental. Confira as mudanças que estão sendo propostas:

  • Ingresso imediato de mais 257 aprovados;
  • Incremento de 538 cargos de nível superior (Analistas) por meio da transformação de 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo;
  • Incremento de 697 cargos de nível superior (Analistas) por meio da transformação de 489 cargos de nível superior e 456 de nível intermediário, existentes no quadro de pessoal do Ibama e não pertencentes à carreira de especialistas em Meio Ambiente; e
  • Alteração do perfil qualitativo da carreira de Especialista em Meio Ambiente, com aproximadamente ¾ de cargos de Nível Superior.
Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão deve receber aval em breve. 2 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais