GN Concursos

Detalhes do Concurso Ibama 2018

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) reenviou pedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para a abertura do concurso IBAMA 2018.

» Comece a estudar com a Apostila Preparatória para o Concurso do IBAMA e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Em maio de 2016, foi enviada solicitação para 680 vagas, sendo 500 para o cargo de Analista Ambiental e 180 para Analista Administrativo, funções de nível superior.

Concurso Ibama 2017/2018

Em 2017, o órgão realizou nova solicitação, mas desta vez são 1.529 vagas.

Além dos cargos de Analistas, com exigência de nível superior em qualquer área, há também oportunidades para os cargos de Técnico Administrativo (nível médio).

Concurso IBAMA 2018: Pedido teve importantes movimentações no MPDG!

De acordo com o Ministério, o quantitativo de vagas não cria uma nova estrutura, apenas será para repor o quadro de servidores, desfalcado com pedidos de exoneração e aposentadoria.

No documento de solicitação, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:

Para os cargos de Analista Administrativo (180 vagas), Analista Ambiental (500 vagas) e 849 vagas para todos os cargos.

O órgão não informou a distribuição das 849 vagas, mas segundo a assessoria de comunicação, boa parte das oportunidades serão destinadas as funções de Técnico Administrativo e Técnico Ambiental, com exigência de nível médio.

Previsão de abertura do Concurso Ibama 2018

Segundo o departamento de comunicação do órgão, o instituto se encontra no processo de reestruturação para retomar as negociações junto ao Ministério do Meio Ambiente e também ao MPDG.

A solicitação, enviada no dia 31 de maio, precisa ser analisada e incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018. O pedido prevê que os aprovados tomarão posse de forma escalonada, ao longo de três anos.

Último concurso Ibama

O último concurso do Ibama aconteceu em 2013, o certame tinha o objetivo de selecionar 61 servidores para a área administrativa. A banca organizadora foi a Cespe/UnB.

Na prova, as disciplinas cobradas foram Língua portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades e Noções de Direito, Noções de Direito Administrativo, Legislação do setor de Meio Ambiente, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público, Gestão de Pessoas, Ética no Serviço Público, e Administração de Recursos Materiais.

» Comece a estudar com a Apostila Preparatória para o Concurso do IBAMA e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Comentários
  1. Boa tarde!
    Existe alguma previsão de concurso para Valinhos, SP?
    Gostaria de saber se o concurso do Ibama já ocorreu e se terá para essa região.
    Obrigada

    1. Olá Maria Alves, tudo bem? Está previsto o lançamento do edital para o concurso IBAMA, foi solicitado pelo órgão mais de 1.500 vagas, mas é preciso aguardar a autorização do Ministério do Planejamento.

  2. Sou Tecnóloga Superior em Gestão Ambiental e tenho Especialização em Perícia e Gestão Ambiental, posso fazer o concurso? moro em Rio Grande do Norte.
    Tenho interesse em fazer o concurso para Analista Ambiental.

  3. Meu concurso de interesse é do IBAMA 2015; Cargo: Analista Ambiental
    Eu estou no sexto período da faculdade engenharia Ambiental e Sanitária, a duvida eu posso fazer essa prova.
    Sou do Rio de Janeiro capital.

Cadastro:

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.

Cadastro:

  • Este campo é para fins de validação e deve ter sua esquerda inalterada.
Portal oficial da Editora Nova. Aqui você encontra as notícias mais atualizadas e dicas sobre o mercado de concurso público.