Pesquisar no blog

Concurso Ibama: Instituto confirma pedido com mais de 2 mil vagas!

icone calendario 01 jul 2021

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou o pedido para autorização do novo concurso Ibama , com oferta de 2.311 vagas. A solicitação segue em análise no Ministério da Economia.

Nesse sentido, são 1.005 vagas para Técnico Administrativo com exigência do nível médio. Além de dois cargos de nível superior, sendo 970 vagas para Analista Ambiental e 336 vagas para Analista Administrativo. Os dados são confirmados pela Assessoria de Imprensa do Instituto.

Além disso, o salário inicial para os cargos pode variar de R$ 4.063,34 a R$ 8.547,64 dependendo da carreira escolhida para atuar.

Concurso Ibama: Vice-presidente pressiona por liberação do concurso

Desse modo, após a solicitação, cabe ao Ministério da Economia dar o aval ou não das seleções, diante do orçamento disponível e da prioridade de reposição do pessoal.

o vice-presidente, Hamilton Mourão, recentemente comentou sobre a necessidade de um novo concurso público para efetivos, em afirmação ao jornal Estadão.

“Nossas medidas estão intimamente ligadas à contenção do desmatamento ilegal, então temos de apresentar resultados nisso. Não posso ter na Amazônia só 40 agentes do Ibama. Tenho de ter 500. Tem de abrir concurso e botar os agentes para trabalhar, estabelecidos em bases com barco, com helicóptero, com capacidade de cumprir sua tarefa. Se não fizermos isso, não iremos avante”, disse Mourão.

Os últimos concursos do Ibama foram realizados de 2012 a 2014. Foram organizadas pelo Cebraspe e ofereceram os mesmos cargos.

Ainda segundo Mourão, esse concurso já estava no radar do governo, desde 2020 sinaliza chances de acontecer um novo concurso.

“O Ministério do Meio Ambiente e os demais ministérios vão produzir um estudo a esse respeito, e é óbvio que só temos uma linha de ação, é solicitar uma abertura de concurso para que se possa contratar mais gente. Agora, isso tem que ser estudado junto com o Ministério da Economia”, afirmou o vice-presidente em 2020, em uma reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Edital concurso Ibama Temporários

A princípio, enquanto o aval para realizar o concurso de efetivos não foi dado, o governo apenas liberou um edital para preencher 1.659 vagas temporárias, no início de maio.

Além disso, o prazo de validade desses concursos será de 6 meses, com possibilidade de prorrogação de até 2 anos. São oportunidades para as áreas de:

  • Brigadista e Chefe de Esquadrão (1.518 vagas) – ensino fundamental;
  • Chefe de Brigada (96 vagas) – ensino médio;
  • Gerente Estadual e Gerente Federal (45 vagas) – ensino superior.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão deve receber aval em breve. 2 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais