Pesquisar no blog

Concurso Ibama: Economia deve autorizar mais vagas, diz vice-presidente!

icone calendario 06 maio 2021

O vice-presidente Hamilton Mourão deu um ultimato para o Ministério da Economia, destacando a necessidade do preenchimento de cargos temporários, através de publicação do edital do concurso Ibama .

Conforme Mourão, o Ministério da Economia precisa autorizar um maior número de servidores que irão atuar no combate a incêndio.

“A Economia tem que abrir as pernas um pouco nisso daí, né? Porque a Economia tranca isso aí, essa situação que a gente tá vivendo. Tudo isso é uma negociação […] É o pessoal do Prevfogo, é a turma que vai combater incêndio, tem brigadista, tem vários cargos, tem de gerente, supervisor… A grande maioria é a turma que vai pro campo mesmo, ali para o combate” afirmou o vice-presidente para o jornal Metrópoles.

Ademais, Mourão espera um grande número de inscritos, que concorrerão a 1.659 vagas temporárias. Os novos profissionais já podem ser contratados com prazos de 6 meses de contrato. O edital pode ser publicado a qualquer momento.

Resumo do Concurso Ibama

Foram solicitadas 2.311 vagas, sendo 1.005 para técnico, 970 para Analista Ambiental e 336 para Analista Administrativo.

O vice-presidente já reconheceu o deficit de servidores no órgão e a necessidade de reposição. De acordo com a Casa Civil, existe um estudo em andamento para realização de um novo concurso público .

O atual presidente do Ibama, Eduardo Fortunato, diz que o órgão está no limite de sua capacidade e atribuições, onde só consegue cobrar 1% das multas autuadas por danos ambientais.

Vagas e Salários ofertados pelo concurso

De acordo com a tabela de remuneração dos cargos, os salários podem ir de R$ 2.222,94 a R$ 7.482,30 de acordo com o cargo escolhido.

As vagas temporárias ofertadas nesse novo edital, ficam dividas da seguinte forma de acordo com os níveis de ensino:

  • Alfabetizado – Brigadista (1.305 vagas); Chefe de Esquadrão (213 vagas).
  • Nível Médio – Chefe de Brigada (96 vagas)
  • Nível Superior – Gerente Estadual (40 vagas) e Gerente Federal (5 vagas).

Lembrando que o último concurso foi realizado pelo Cebraspe em 2012 e 2013, e contou com a publicação de 3 editais, para os cargos de Técnico e Analista, que exigem nível médio e superior.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão deve receber aval em breve. 2 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais