Ibama: Última prova para Técnicos Administrativos | Nova Concursos

Concurso Ibama: Como foi a última prova para Técnico Administrativo?

icone calendario 30 ago 2021

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis tem concurso IBAMA com 740 vagas autorizadas. Saiba informações sobre o último certame e se prepare!

O Ibama havia requisitado mais de 2 mil vagas, mas somente 740 foram autorizadas. As vagas serão destinadas para Técnicos Ambientais, Técnicos Administrativos, para Analistas Ambientais e para Analistas Administrativos.

Os cargos requisitados no documento encaminhado ao ME são de nível médio (Técnicos) e de nível superior (Analistas). Os salários são de R$ 4.063,34 e R$ 8.547,64, respectivamente.

Como foi a última prova para Técnico Administrativo?

A última seleção do Ibama para Técnicos Administrativos aconteceu em 2012 e consistiu em uma única etapa de avaliação, uma Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório.

O certame foi organizado pelo Cespe/UNB e contou com 120 questões no estilo de resposta “CERTO” ou “ERRADO”. A avaliação durou três horas e meia.

As matérias contidas na prova foram divididas em Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Veja os assuntos cobrados:

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades;
  • Matemática;
  • Ética no Serviço Público.

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Legislação do Setor de Meio Ambiente (Ibama);
  • Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública;
  • Noções de Gestão de Pessoas;
  • Noções de Arquivologia.

Concurso Ibama: Novo edital é mais que necessário, diz Mourão!

O Vice-Presidente da República reforçou a necessidade de um novo concurso Ibama devido ao deficit de funcionários!

Hamilton Mourão justificou que uma nova seleção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é bastante necessária, pois o órgão público apresenta um número baixo de servidores.

Na Amazônia, por exemplo, somente 40 agentes estão em serviço e, de acordo com Mourão, pelo menos 500 funcionários deveriam estar na ativa na região.

Não posso ter na Amazônia só 40 agentes do Ibama. Tenho de ter 500. Tem de abrir concurso e botar os agentes para trabalhar, estabelecidos em bases com barcos, com helicópteros, com capacidade de cumprir sua tarefa. Se não fizermos isso, não iremos avante”, disse Mourão.

Essa não foi a primeira vez que o Vice-Presidente ressalta a necessidade de um concurso Ibama. Desde 2020, o General debate a possibilidade de novas seleções para órgãos ambientais como o Ibama, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a Funai (Fundação Nacional do Índio).

Ibama contrata funcionários temporários

No início de maio, o Ibama recebeu autorização para contratar 1.659 funcionários temporários, enquanto o aval para um concurso de efetivos não sai.

Os contratos valerão por seis meses e poderão ser prorrogados por até dois anos.

As vagas ficarão distribuídas da seguinte maneira:

  • Brigadista (1.305 vagas) e Chefe de Esquadrão (213 vagas) – para alfabetizados;
  • Chefe da Brigada (96 vagas) – nível médio de escolaridade;
  • Gerente Estadual (40 vagas) e Gerente Federal (5 vagas) – nível superior.

Os editais serão publicados aos poucos e de acordo com as regiões.

O edital para os cargos de Brigadista, Chefes de Brigada e Chefes de Esquadrão já foram publicados e ofertam oportunidades para os Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Pará.

Saiba mais sobre o Concurso Ibama: Tem edital autorizado com 568 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais