Concurso IBGE: Edital com 312 vagas é suspenso | Nova Concursos

Concurso IBGE: Edital com 312 vagas é suspenso!

icone calendario 19 abr 2021

Idecan anuncia suspensão do edital para o concurso IBGE , com 312 vagas temporárias que estava previsto para ser publicado em breve.

A suspensão foi devido ao corte de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021.

Mudanças no processo seletivo IBGE 312 vagas

A decisão de suspender o concurso IBGE, com oferta de 312 vagas foi comunicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Idecan, banca organizadora.

A medida é fruto do corte de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021, realizado em março deste ano pelo Congresso Nacional.

Conforme os órgãos, a decisão será mantida até que haja um posicionamento do Ministério da Economia.

“Inicialmente, a seleção era destinada ao Censo Demográfico e iria preencher 312 vagas de níveis médio e superior. A prova estava prevista para o dia 23 de maio, no Rio de Janeiro”, disse o Idecan em comunicado feito na última sexta-feira, 16.

O concurso tinha como objetivo selecionar profissionais que iriam atuar na fase final do Censo Demográfico 2021.

Vale ressaltar que as vagas eram para cargos de nível médio e superior distibuídos da seguinte maneira:

  • Agente Censitário de Pesquisas por Telefone – 180 vagas
  • Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas
  • Codificador Censitário – 120 vagas

Concurso IBGE para Recenseador e Agente segue suspenso

Os processos seletivos com mais de 200 mil vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são esperados desde 2020, quando o Censo Demográfico precisou ser adiado para 2021. No entanto, por conta do corte no Orçamento, a pesquisa pode acabar sendo, mais uma vez, adiada.

Foi anunciada, recentemente, a suspensão das provas objetivas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. As avaliações estavam previstas para os dias 18 e 25 de abril, próximos finais de semana, e seguem sem uma nova data.

Diante dessa decisão, candidatos questionam o Instituto sobre o reembolso das taxas de inscrição, que foram de R$ 25,77 (Recenseador) e R$ 39,49 (Agentes). No entanto, IBGE ressalta em resposta:

“Conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado”.

Lembrando que até então, o concurso está suspenso e não cancelado. O IBGE aguarda assim as orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2021: Editais com 210 mil vagas é suspenso!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais