Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Se cancelado, candidatos serão reembolsados!

icone calendario 15 abr 2021

Atenção concurseiros! O concurso IBGE com mais de 200 mil vagas segue suspenso. Caso seja cancelado, candidatos serão reembolsados.

As provas para os cargos de Recenseador; Agente Censitário Municipal e Supervisor foram adiadas. O motivo está no corte de mais de 90% no orçamento destinado ao Censo Demográfico.

Situação atual do concurso IBGE para Recenseador e Agente

Os processos seletivos com mais de 200 mil vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são esperados desde2020, quando o Censo Demográfico precisou ser adiado para 2021. No entanto, por conta do corte no Orçamento, a pesquisa pode acabar sendo, mais uma vez, adiada.

Foi anunciada, recentemente, a suspensão das provas objetivas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. As avaliações estavam previstas para os dias 18 e 25 de abril, próximos finais de semana, e seguem sem uma nova data.

O IBGE se manifestou sobre o assunto ao responder um seguidor no Twitter. O órgão ressaltou que o processo está apenas suspenso, porém caso seja cancelado o reembolso será devidamente realizado aos inscritos.

No entanto, atualmente, o Instituto aguarda orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo seletivo.

“[…] o cronograma (do IBGE) está apenas suspenso e, conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado. Fique de olho nos nossos canais e no site do Cebraspe para novos avisos, ok?”

Lembrando que a seleção tem o Cebraspe como organizadora e são ofertadas 204.307 vagas para as funções de nível fundamental e médio, distribuídas da seguinte forma:

  • 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM);
  • 16.959 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS);
  • 181.898 vagas para Recenseador.

Sobre as provas do concurso IBGE para 204.307 vagas

As provas serão realizadas em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios para o Recenseador. Os exames ocorrerão nos 26 estados, além do Distrito Federal.

conteúdo programático da prova consta das seguintes disciplinas:

Recenseador (50 questões)

– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Matemática: 10 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

Agentes (60 questões)

– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais