Pesquisar no blog

Concurso IBGE Censo: Seleção consta na LDO 2022!

icone calendario 26 ago 2021

Após várias suspensões, o concurso IBGE para contratação de temporários para a participação do Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022.

A seleção ofertará mais de 210 mil vagas nos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.

Novidades no concurso IBGE Censo

Na última segunda-feira, 23, foi publicada que o concurso IBGE Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. A Lei tem vigência anual e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que traz as previsões de provimentos e ingresso de aprovados em concursos públicos.

O concurso passou por uma série de suspensões e decisões que envolveram até o Supremo Tribunal Federal (STF). O orçamento a ser reservado para o Censo será decisivo para a realização da pesquisa.

Vale ressaltar que a última movimentação foi em relação a uma decisão do STF, em que a maioria dos ministros se mostraram favorável a realização do Censo em 2022.

Este ano o IBGE passou por um corte no orçamento, que afetou a realização do Censo. Sem a realização do Censo, ações governamentais estariam comprometidas, pois, dependem das estatísticas da população e características das localidades.

Além disso, o presidente do IBGE já havia se pronunciado, afirmando que o órgão estava preparado para realizá-lo, mas dependia da liberação de recursos orçamentários.

Cargos, vagas e salários do concurso IBGE

O certame irá ofertar 204.307 vagas, divididas em três editais, para os níveis fundamental e médio. As oportunidades são para as seguintes carreiras:

– Agente Censitário Municipal (5.450 vagas): nível médio e salários de R$ 2.100,00
– Agente Censitário Supervisor (16.959 vagas): nível médio e salários de R$ 1.700,00
– Recenseador (181.898 vagas): nível fundamental e a remuneração será por produção**

**A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais