Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Certame é adiado para o ano de 2021 devido a pandemia do Coronavírus!

icone calendario 18 mar 2020

Mediante a pandemia do Coronavírus, o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está suspenso até o ano de 2021, adiando a realização do Censo Demográfico.

Suspensão do concurso IBGE

De acordo com informações do órgão, o concurso IBGE está suspenso. A realização do Censo Demográfico foi adiada devido ao avanço do Coronavírus no Brasil.

Em nota, o órgão informou que a realização do Censo Demográfico, prevista para este ano, foi adiada para o ano de 2021, mediante a pandemia do Covid-19.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no país, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre os dias 01 de agosto e 31 de outubro de 2021.

“A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, informou o IBGE.

Foi informado pelo IBGE, que o Conselho Diretor anunciou que vai rever o cronograma do Censo 2020, o que inclui a nova data de abertura dos processos seletivos. O novo calendário está sendo definido, e será divulgado posteriormente.

Vale ressaltar, que os candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados e as orientações do reembolso será divulgado nos próximos dias.

Ainda em nota, o instituto disse que o orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do Coronavírus.

“Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, salientou o órgão.

Entrevistas domiciliares são suspensas

O IBGE informou que irá suspender as visitas domiciliares para coleta de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). A medida foi aderida mediante a necessidade do Brasil em contar a disseminação do Covid-19.

É através do Pnad, que o instituto produz os principais indicadores do mercado de trabalho. Para ela, são visitados mais de 210.000 domicílios a cada trimestre, cerca de 70.000 por mês, distribuídos por mais de 3.500 municípios. Ao todo, mais de 2.000 agentes de pesquisa são envolvidos na coleta.

Em nota, foi informado pelo IBGE que está estudando alternativas para manter a realização da pesquisa sem a necessidade de fazer visitas domiciliares.

“Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados”, destacou o IBGE.

A Pnad Contínua é a única pesquisa com entrevista domiciliar realizada atualmente pelo instituto. De acordo com a Assessoria do órgão, as demais pesquisas econômicas são realizadas por meio de contato telefônico ou internet e estão mantidas.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais