Compartilhar:

Concurso IBGE: Contrato com banca organizadora é assinado, edital em março!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 21 fev 2020

Foi assinado o contrato entre a banca organizadora, Cebraspe, e o instituto. Edital do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 208 mil vagas sairá em março!

BAIXE GRÁTIS: KIT Aprovação 2020!

PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos (Vídeos + Arquivo Modelo) + Aulas para começar HOJE!

Assinatura do contrato com a banca organizadora do concurso IBGE

O edital do concurso IBGE, com mais de 208 mil vagas temporárias, será divulgado no mês de março. A última pendência para que o documento saísse foi concluída no dia 21 de fevereiro, com a divulgação do contrato entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Cebraspe, banca organizadora.

O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União , e confirma o Cebraspe como banca organizadora do novo concurso IBGE 2020. O certame será destinado à realização do Censo Demográfico 2020. Ao todo, serão abertas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:

  • Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas;
  • Recenseador: 180.557 vagas.

Os candidatos aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Segundo o projeto básico do edital, o contrato dos Agentes terá duração de 5 meses, enquanto o Recenseador irá atuar, inicialmente, por 3 meses.

Os editais serão divulgados até o dia 06 de março de 2020. A data também está de acordo com a previsão do órgão, que informou que os documentos serão publicados no início de março.

Nova-IBGE

Vale ressaltar, que caso a publicação ocorresse após o dia 02 de março, é provável que as inscrições não sejam realizadas no prazo informado pelo coordenador operacional do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Azevedo. Segundo o coordenador, o certame teria inscrições entre os dias 02 e 27 de março de 2020.

Além disso, mesmo que o edital seja divulgado até o dia 06 de março, o Cebraspe não tem o costume de abrir o prazo no mesmo dia da divulgação do documento. Geralmente, a banca dá um intervalo de, aproximadamente, uma semana entre a publicação e o início das inscrições.

Concurso IBGE irá avaliar os candidatos mediante provas objetivas

De acordo com o projeto básico do edital, os candidatos a Recenseador serão avaliados por uma prova objetiva com 50 questões. Já para os dois cargos de Analista, o exame será composto por 60 questões.

Segundo o documento, as provas objetivas serão compostas por perguntas de múltipla escolha, sendo cada questão com cinco opções e somente uma correta. Dessa maneira, o modelo de avaliação do Cebraspe, do tipo uma certa e uma errada, não deverá ser aplicado.

As provas objetivas serão realizadas, simultaneamente, em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios, em relação ao Recenseador. As avaliações irão ocorrer nos 26 estados, além do Distrito Federal, e terão 4 horas de duração. As perguntas serão sobre:

Agentes (60 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

Recenseador (50 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE: EDITAL oferta mais de 208 mil vagas!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais