Concurso IBGE: Iniciado a devolução dos valores das taxas de inscrição. Confira!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 out 2020

Começou o novo prazo para a devolução das taxas de inscrição do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), destinado para o Censo Demográfico.

Devolução da taxa do concurso IBGE

Foi iniciado no dia 26 de outubro de 2020, o novo prazo para a devolução das taxas de inscrição do concurso IBGE destinado para o Censo Demográfico. Dessa maneira, os candidatos que ainda não solicitaram a restituição têm até o dia 30 de outubro de 2020, para concluir a solicitação.

Para isso, será preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil. Isso porque, a devolução da taxa será feita por ordem bancária associada ao nome e ao CPF do candidato solicitante. Portanto, somente o próprio candidato poderá sacar o valor, mediante a apresentação de documento original de identidade.

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

Vale ressaltar, que as ordens bancárias ficarão disponíveis para saque somente durante os 05 (cinco) dias úteis, sendo esta a única forma de devolução durante o período informado.

Caso não sejam sacadas nesse período, os valores das taxas irão retornar para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ficando indisponíveis para saque até que sejam reprocessados. Para mais informações, basta entrar em contato através do telefone 0800 721 8181 e/ou pelo e-mail: ibge@ibge.gov.br.

O edital do concurso IBGE com oferta de 208.695 vagas temporárias foi divulgado no mês de março de 2020. Do quantitativo total de oportunidades, 5.462 vagas eram para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), 22.676 vagas para a carreira de Agente Censitário Supervisor (ACS) e 180.557 vagas para o cargo de Recenseador.

No entanto, algumas semanas depois, foi anunciada a suspensão do certame , por conta do avanço da pandemia de Covid-19 no país e do adiamento do Censo Demográfico para o ano de 2021.

Com isso, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre os dias 01 de agosto a 31 de outubro de 2021.

Nova-IBGE

Novo concurso IBGE tem edital autorizado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem um novo concurso IBGE autorizado, o edital irá ofertar 6.500 vagas temporárias. A informação foi confirmada pela própria Assessoria de Imprensa do órgão.

Segundo a portaria, o IBGE está autorizado a contratar, por tempo determinado, até 6.500 profissionais para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Entretanto, esses profissionais não irão atuar no Censo Demográfico, que será realizado no próximo ano. Conforme as informações, os contratados irão realizar as pesquisas já feitas comumente pelo IBGE.

Ainda segundo a portaria, os profissionais poderão ser contratados a partir do mês de janeiro de 2021. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, cabendo prorrogação.

O IBGE ainda irá definir o salário dos profissionais a serem contratados. As vagas previstas são para os seguintes cargos:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento (nível médio): 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade (nível médio): 552 vagas;
  • Agente de Pesquisa por Telefone (nível médio): 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisa (nível superior): 25 vagas.

O processo de definição da banca organizadora do próximo concurso IBGE, com 6.500 vagas temporárias, ocorrerá a partir do mês de outubro. É esperado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, iniciar os preparativos já no próximo mês.

De acordo com informações, o projeto básico da seleção ainda não foi concluído. O documento serve como base para o edital e deve ser enviado às bancas organizadoras interessadas no certame.

Dessa maneira, o processo de escolha da empresa deve ser iniciado no mês de outubro. Segundo a portaria autorizativa, o IBGE deve divulgar seu edital até o mês de março de 2021. Entretanto, o órgão já revelou que trabalha para dar celeridade a seleção .

Saiba mais sobre o Concurso IBGE: EDITAL com oferta mais de 208 mil vagas sairá em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais