Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Edital com mais de 200 mil vagas amanhã (18)!

icone calendario 17 fev 2021

Excelente notícia aos concurseiros que aguardam os editais do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)!

Segundo fontes internas do órgão, os editais com oferta de 207.020 vagas, serão publicados amanhã (18), no Diário Oficial da União.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.

Datas de inscrição e aplicação das provas

As inscrições começam nos próximos dias, já a aplicação das provas está prevista para o mês de abril, em dois domingos subsequentes. Veja as datas:

Para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Municipal Supervisor, o período de inscrições será entre os dias 19/02 e 15/03, com a aplicação das provas em 18/04/2021.

Já para Recenseador, as inscrições devem ocorrer entre 23/02 e 19/03, e as provas aplicadas em 25/04/2021.

Distribuição das mais de 200 mil vagas

Ao todo, a seleção IBGE, que visa ao Censo Demográfico 2021, contará com dois editais, sendo o primeiro com 207.020 vagas de âmbito nacional e o segundo com 312 oportunidades com foco no Rio de Janeiro – todas temporárias.

O edital com o maior número de vagas contará com os mesmos cargos ofertados em 2020, quando o certame foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19.

Até então, o Cebraspe é a banca mais cotada, já que foi escolhido no ano passado para a seleção cancelada.

Já o segundo edital, com 312 vagas de agente censitário de pesquisas por telefone, supervisor e codificador censitário, está em fase de escolha da banca organizadora.

Pela portaria autorizativa, esse segundo documento pode sair até o fim de julho deste ano.

Provas do concurso IBGE para o Censo

Em 2020, antes do concurso ser suspenso, o edital foi publicado em março, com previsão de provas em maio e resultado final entre junho e julho.

As provas objetivas da primeira seleção IBGE seriam realizadas nos 26 estados mais o Distrito Federal. Entretanto, seria possível se inscrever para concorrer a vagas de outros estados ou municípios.

Sendo assim, o candidato realizaria a prova em sua cidade/estado e, caso fosse aprovado, seria convocado para atuação na região de interesse.

Apesar da suspensão da seleção, assim que esse primeiro edital for publicado, é esperado que ele mantenha o mesmo modelo de provas. Ou seja, a avaliação pode contar com as seguintes disciplinas:

Agentes – 60 questões

  • Língua Portuguesa (dez);
  • Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
  • Ética no Serviço Público (cinco);
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
  • Conhecimentos técnicos (20).

Recenseador – 50 questões

  • Língua Portuguesa (dez);
  • Ética no Serviço Público (cinco);
  • Matemática (dez); e
  • Conhecimentos técnicos (25).

No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta. 

O contrato dos agentes tem duração de cinco meses, e o recenseador deve trabalhar, inicialmente, por três meses.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais