Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Edital precisa sair até março para realização do Censo Demográfico!

icone calendario 12 fev 2021

O edital do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com mais de 208 mil vagas temporárias, precisa ser divulgado até março para cumprir cronograma do Censo Demográfico.

Publicação do edital do concurso IBGE

O edital do concurso IBGE, com oferta de 208.695 vagas temporárias em todo o país, precisa ser publicado até o mês de março de 2021. Isso porque, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a coleta para o Censo Demográfico 2021 está prevista para começar em agosto.

Para cumprir o cronograma, o edital precisa ser divulgado até março, como ocorreu em 2020. Na época, antes da suspensão do certame , o documento saiu em março, com previsão de provas em maio e resultado final entre junho e julho.

Todavia, apesar do cronograma para a coleta, é afirmado pelo IBGE que uma nova data para a divulgação dos próximos editais será definida em breve.

No caso do Censo Demográfico, um dos principais entraves é a votação da LOA (Lei Orçamentária Anual), que só deve ocorrer no mês de fevereiro, após a eleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Até lá, o IBGE segue sem a aprovação do orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021 e, consequentemente, contratação dos Agentes e Recenseadores.

Concurso IBGE terá três editais para o Censo

Nos últimos anos, o IBGE tem realizado diversos certames temporários, e para o ano de 2021, não será diferente. Até o momento, pelo menos quatros concursos IBGE estão confirmados, sendo três seleções para a realização do Censo Demográfico 2021.

O concurso IBGE tem o Cebraspe como banca organizadora. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apesar da suspensão da seleção, o quantitativo de vagas não deve mudar, permanecendo o mesmo para este ano.

“O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo”, relatou o IBGE.

Com o Censo Demográfico em 2021, os processos serão abertos novamente. Dessa maneira, serão ofertadas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:

Nível Fundamental

  • Recenseador: 180.557 vagas.

Nível Médio

  • Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas.
Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais