Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Edital com 208 mil vagas deverá ser publicado até o mês de março!

icone calendario 11 fev 2020

De acordo com o coordenador, o edital do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com mais de 208 mil vagas está previsto para ser divulgado até início do mês de março.

Publicação do edital do concurso IBGE

Os editais do concurso IBGE 2020, com mais de 208 mil vagas temporárias, serão publicados no início de março. A previsão foi confirmada no dia 11 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“O IBGE não irá publicar o edital do PSS do Censo 2020 em 18 de fevereiro. A previsão é que esta publicação aconteça no início de março”, relatou o Instituto.

A confirmação do Instituto ocorre um dia após o coordenador operacional do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Azevedo, informar, em entrevista ao Correio do Povo, que os editais seriam divulgados no dia 18 de fevereiro.

Na ocasião, também foi informado pelo coordenador operacional, que as inscrições serão realizadas entre os dias 2 e 27 de março, por meio do site da banca organizadora, Cebraspe. Entretanto, o IBGE não confirmou e nem negou esta previsão.

O instituto ainda não informou uma data exata para a divulgação dos documentos, informando apenas que atrasos podem ocorrer, porque o contrato com o Cebraspe ainda precisa ser assinado.

Ainda de acordo com o coordenador, quem se inscrever terá que participar de treinamentos até o início da pesquisa, que terá duração de 90 dias a partir do dia 01 de agosto. Ao todo, o concurso IBGE ofertará 208.695 vagas temporárias, para os seguintes cargos:

  • Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas;
  • Recenseador: 180.557 vagas.

Os candidatos aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Segundo informações do projeto básico do edital, o contrato dos Agentes terá duração de 5 meses, enquanto o Recenseador irá atuar inicialmente por 3 meses.

As provas objetivas serão realizadas simultaneamente, em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios, em relação ao Recenseador. Os exames irão ocorrer nos 26 estados, além do Distrito Federal. As questões cobradas serão as seguintes:

Agentes (60 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

Recenseador (50 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

Outra informação interessante, é que as provas objetivas serão compostas por perguntas de múltipla escolha, sendo cada questão com cinco opções e somente uma correta. Dessa maneira, o modelo de avaliação do Cebraspe, do tipo uma certa e uma errada, não deverá ser aplicada.

IBGE tem novo aval para concurso com 192 vagas

Além do concurso IBGE para mais de 208 mil vagas, o órgão teve o aval para a realização de uma nova seleção, com mais 192 vagas.

As oportunidades serão temporárias, assim como os demais concursos IBGE que visam ao Censo Demográfico 2020. Foi confirmado as oportunidades que serão ofertadas, sendo elas:

  • Agente Censitário de Pesquisa por Telefone: 180 vagas;
  • Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação: 12 vagas.

Segundo a portaria, o instituto terá que definir o salário dos profissionais a serem contratados. Os requisitos ainda serão informados, os candidatos aprovados irão atuar com pesquisas para o Censo, por telefone. A unidade de atuação será no Rio de Janeiro/RJ.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogado. O IBGE confirmou que este edital, com 192 vagas, será divulgado no mês de abril.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais