Concurso IBGE: Edital para 207 mil vagas no dia 18!

icone calendario 18 fev 2021

Edital do concurso IBGE, com mais de 200 mil vagas temporárias, pode ser publicado no dia 18 de fevereiro.

O Concurso IBGE com a oferta de 207.020 vagas poderá ter a publicação do edital na próxima semana. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.

Edital do concurso IBGE para 207 mil vagas é iminente

O edital do novo concurso IBGE 2021 pode ser publicado no próximo dia 18 de fevereiro. A informação circula por alguns portais, porém o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda não confirma tal cronograma. 

Ao que tudo indica a seleção deve ser aberta mesmo este mês, mas o Instituto afirmou que a data para a publicação do edital ainda não está fechada. 

Entretanto, este cronograma deve ser definido e divulgado até o final desta semana.

Ao todo, a seleção IBGE, que visa ao Censo Demográfico 2021, contará com dois editais, sendo o primeiro com 207.020 vagas de âmbito nacional e o segundo com 312 oportunidades com foco no Rio de Janeiro – todas temporárias.

O edital com o maior número de vagas contará com os mesmos cargos ofertados em 2020, quando o certame foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19.

Até então, o Cebraspe é a banca mais cotada, já que foi escolhido no ano passado para a seleção cancelada.

Já o segundo edital, com 312 vagas de agente censitário de pesquisas por telefone, supervisor e codificador censitário, está em fase de escolha da banca organizadora.

Pela portaria autorizativa, esse segundo documento pode sair até o fim de julho deste ano.

Provas do concurso IBGE para o Censo

Em 2020, antes do concurso ser suspenso, o edital foi publicado em março, com previsão de provas em maio e resultado final entre junho e julho.

As provas objetivas da primeira seleção IBGE seriam realizadas nos 26 estados mais o Distrito Federal. Entretanto, seria possível se inscrever para concorrer a vagas de outros estados ou municípios.

Sendo assim, o candidato realizaria a prova em sua cidade/estado e, caso fosse aprovado, seria convocado para atuação na região de interesse.

Apesar da suspensão da seleção, assim que esse primeiro edital for publicado, é esperado que ele mantenha o mesmo modelo de provas. Ou seja, a avaliação pode contar com as seguintes disciplinas:

Agentes – 60 questões

  • Língua Portuguesa (dez);
  • Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
  • Ética no Serviço Público (cinco);
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
  • Conhecimentos técnicos (20).

Recenseador – 50 questões

  • Língua Portuguesa (dez);
  • Ética no Serviço Público (cinco);
  • Matemática (dez); e
  • Conhecimentos técnicos (25).

No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta. 

O contrato dos agentes tem duração de cinco meses, e o recenseador deve trabalhar, inicialmente, por três meses.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais