Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Edital ofertará mais de 208 mil vagas!

icone calendario 07 fev 2020

De acordo com o projeto do edital do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) serão ofertadas mais de 208 mil vagas temporárias.

Vagas ofertadas no concurso IBGE

Segundo informações que constam no projeto básico, o concurso IBGE irá ofertar 208.695 vagas temporárias. O número de oportunidades, apesar de menor do que o previsto, ainda assim é atrativo.

Ao todo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tinha mais de 225 vagas temporárias previstas, conforme a própria autorização do Ministério da Economia, divulgada no mês de maio do ano passado. Entretanto, é informado no projeto básico do edital a oferta superior a 208 mil vagas, com a seguinte distribuição:

  • Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas;
  • Recenseador: 180.557 vagas.

Os dois editais estão previstos para serem publicados no mês de fevereiro. Todavia, os documentos podem atrasar, viso que o contrato com a banca organizadora, Cebraspe, ainda precisa ser assinado, assim como a realização dos demais trâmites para a abertura do certame.

Os candidatos aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Segundo o projeto básico do edital, o contrato dos Agentes terá duração de cinco meses, enquanto o Recenseador irá atuar, inicialmente, por três meses. Existe a possibilidade que este período ainda seja prorrogado pelo IBGE.

As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, em 4.612 municípios, no caso dos Agentes, e em 5.569 municípios, para a carreira de Recenseador. As avaliações irão ocorrer nos 26 estados, além do Distrito Federal. As disciplinas englobadas serão:

Agentes (60 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

Recenseador (50 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 5 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

Convocações dos candidatos será em agosto

Os próximos editais do concurso IBGE seguem previstos para o mês de fevereiro. No entanto, as convocações dos candidatos aprovados neste certame, que irá ofertar mais de 208 mil vagas, não devem demorar, ocorrendo até o mês de agosto de 2020.

A previsão para o segundo semestre ocorre porque, de acordo com o órgão, a coleta de dados para o Censo Demográfico 2020 será realizada entre os meses de agosto e outubro. Dessa maneira, os aprovados precisam ser convocados para este trabalho.

No Censo Demográfico 2020, serão visitados todos os domicílios brasileiros. Os Recenseadores, que contam com 196 mil vagas previstas, irão coletar as informações através de uma entrevista direta.

Além deste certame, o IBGE teve o aval para a realização de uma nova seleção, com mais 192 vagas.

As oportunidades serão temporárias, assim como os demais concursos IBGE que visam ao Censo Demográfico 2020. O Instituto confirmou os cargos que serão ofertados e a distribuição das vagas, sendo:

  • Agente Censitário de Pesquisa por Telefone: 180 vagas;
  • Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação: 12 vagas.

Segundo informações da portaria autorizativa, o órgão terá que definir os salários dos profissionais a serem contratados. Os candidatos aprovados irão atuar com pesquisas para o Censo, por telefone, a unidade de atuação será no Rio de Janeiro/RJ.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogado. O IBGE confirmou que este edital, com 192 vagas, será divulgado no mês de abril.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais