Pesquisar no blog

Concurso IBGE 2022: Edital pode sair esta semana, entenda!

icone calendario 30 nov 2021

Atenção, concurseiros! Após uma grande espera, o edital do concurso IBGE para a contratação de mais de 206 mil funcionários temporários pode finalmente ser publicado!

A boa notícia é que a banca organizadora, FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi contratada para estar à frente do certame. Ou seja, o edital pode ser lançado a qualquer momento. Vale ressaltar, ainda, que serão abertas 206.891 vagas temporárias.

O único entrave para a publicação do edital é que o extrato do contrato entre o IBGE e a FGV ainda não foi publicado. No entanto, os concursos do Ibama e ICMBio tiveram esse documento publicado quase que concomitantemente. Esse fato contribui para que as expectativas de que o edital possa sair até mesmo nas próximas horas só aumentem.

Veja mais informações sobre o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística!

Inscrições para o concurso IBGE podem ser abertas dia 1°!

Além da contratação da banca organizadora, é importante mencionar que o IBGE divulgou um cronograma extraoficial para a seleção de temporários.

De acordo com este documento, as inscrições para o certame devem ser abertas já no dia 1° de dezembro, ou seja, na próxima quarta-feira.

Apesar da previsão de datas, o IBGE afirmou que não existe uma previsão para a publicação do edital.

O cronograma foi divulgado em outubro pelo supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes. Ainda de acordo com ele, as provas seriam aplicadas já em janeiro de 2022. Confira a fala de Mendes:

Nós devemos ter uma nova empresa fazendo esse certame. Inclusive, já temos até as datas das inscrições para quem quiser já ir se preparando para o concurso e para a própria inscrição.

Concurso IBGE 2022 terá maior oferta de vagas

O concurso IBGE para temporários deveria ter acontecido em 2020, mas acabou sendo adiado em dois anos devido à pandemia e a um corte de verbas feito pelo governo do Brasil .

Em 2020, o concurso foi anunciado com a oferta de cerca de 204 mil vagas, porém, agora para 2022, foram anunciadas 206.891 oportunidades. Ou seja, houve um aumento no quantitativo de cargos ofertados.

O acréscimo de vagas se deve à necessidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que não realiza o Censo Demográfico há dois anos.

O cargo de Agente Censitário Supervisor foi o que teve um aumento maior de vagas, com 1. 461 novas oportunidades. Além disso, o cargo de Recenseador recebeu 1.123 vagas a mais. Assim sendo, a distribuição de vagas acontecerá da seguinte forma:

  • Nível fundamental: Recenseador – 183.021 vagas;
  • Nível médio: Agente Censitário Supervisor – 18.420 vagas; e Agente Censitário Municipal (5.450 vagas).

É importante destacar que o concurso IBGE 2022 será de nível nacional e terá vagas abertas em todos os municípios do país.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais