O concurso IBGE, que recebeu aval em dezembro, já está na fase de escolha da banca organizadora. Informações internas do Instituto indicam que o projeto básico do certame já está em andamento, reunindo dados como quantitativo de vagas, cargos, requisitos, etapas de seleção e cronograma, com o objetivo de finalizar o documento e avançar para a definição da banca até o fim de janeiro.
Com 39.108 vagas temporárias autorizadas, o projeto básico do concurso IBGE deverá ser encaminhado às bancas interessadas, que irão apresentar propostas para receber as inscrições e executar a avaliação dos candidatos. A escolha da organizadora deve considerar tanto o melhor preço quanto a capacidade de atender às exigências técnicas da seleção.
Prepare-se para este concurso
As oportunidades serão distribuídas em todo o país e contemplam cargos de níveis fundamental, médio e superior, voltados para atuação no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e no Censo da População em Situação de Rua.
Índice
Confira a distribuição das vagas autorizadas:
- Nível superior
Analista Censitário: 1.020 vagas - Nível fundamental
Recenseador: 27.330 vagas - Nível médio
Agente Censitário Supervisor: 4.143 vagas
Agente Operacional Regional: 1.286 vagas
Agente Censitário Regional: 1.286 vagas
Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas
Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas
Agente Censitário de Qualidade: 1.165 vagas
Vale lembrar que a autorização publicada em 17 de dezembro de 2025, que liberou as mais de 39 mil vagas, estabelece que o edital deverá ser divulgado até junho de 2026. Com o andamento do projeto básico e a banca entrando no radar, a expectativa é que o concurso IBGE avance rapidamente nos próximos meses.
Concurso IBGE: panorama dos editais
O concurso IBGE entrou de vez no radar dos concurseiros e, atualmente, o Instituto já conta com um edital em andamento e outro previsto, reforçando a expectativa de novas contratações nos próximos meses.
Ainda no fim de 2025, foi aberto o concurso para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade, com oferta de 9.580 vagas temporárias de nível médio. Os aprovados e convocados terão remuneração de R$ 2.676,24 para Agente e R$ 3.379,00 para Supervisor, além de benefícios previstos no contrato de trabalho. As provas estão marcadas para 1º de março de 2026, em todo o país.
Prepare-se para o concurso IBGE com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% Gratuito!
LIBERAR ACESSO!Assim, o IBGE segue com projeções de novas seleções e reforço do quadro de pessoal, em razão das demandas operacionais do Instituto. Sobre essa necessidade, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, destacou a relevância do certame dentro do planejamento institucional:
“A contratação de quase 40 mil pessoas permitirá a organização da força de trabalho necessária para a execução das atividades de campo, assegurando a cobertura, a qualidade técnica e o cumprimento dos cronogramas dos levantamentos”, afirmou Malheiros.
Para acompanhar todas as atualizações e conferir detalhes sobre vagas, provas e etapas, acesse nosso guia completo do concurso IBGE.
Continue acompanhando o blog para não perder nenhuma novidade. Até a próxima!