Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Haverá reembolso para os inscritos no Censo?

icone calendario 29 abr 2021

O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o Censo 2020/2021, que ofereceria mais de 204 mil vagas temporárias, será adiado novamente e questiona-se: os candidatos receberão reembolso da taxa de inscrição?

A notícia de que o Censo 2020/2021 não ocorrerá este ano foi dada pelo secretário especial da fazendo do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, no último dia 23 de abril.

Desde a divulgação do adiamento, o IBGE não se pronunciou sobre as devoluções do valor das taxas de inscrição pago pelos candidatos. Porém, de acordo com o Instituto, o concurso não está cancelado, somente foi adiado, possivelmente, para 2022.

Dessa forma, somente com uma oficialização de cancelamento do concurso é que o processo de devolução do dinheiro será feito. Confira o comunicado do órgão:

O Censo já foi declarado inviável, do ponto de vista orçamentário, pelo Ministério da Economia. Falta agora ser oficialmente cancelado por decreto ou outro instrumento oficial. Assim que os processos seletivos também forem formalmente cancelados, o IBGE tomará as devidas providências para planejar, organizar e realizar as devoluções das taxas de inscrição pagas pelos candidatos. Tais procedimentos serão divulgados nos sites do IBGE e do Cebraspe , responsáveis pelas provas.

Sobre os adiamentos do Censo

Desde 1872, quando o primeiro Censo no Brasil foi realizado, a pesquisa só deixou de acontecer em três ocasiões:

  • Em 1930, devido a Revolução;
  • Em 1990, no Governo Collor e foi adiada para 1991;
  • Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

Em 2021, será a quarta vez que o Censo não acontece e a primeira, na história do país, em que a pesquisa é adiada por duas vezes consecutivas.

No ano passado, 2020, o concurso abriu 208.695 vagas temporárias distribuídas em toda a extensão do Brasil . Em 2021, essas vagas tiveram uma pequena redução para, aproximadamente, 204 mil.

No entanto, o concurso teve sua verba cortada em quase 90% no início deste ano, o que tornou inviável a realização da Pesquisa.

Em uma entrevista concedida à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na última terça-feira, 27, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, confirmou que:

Vamos lutar pela integridade do orçamento para o Censo 2022 e para mitigar as perdas operacionais em 2021.”

O concurso, portanto, depende das circunstâncias sanitárias e orçamentais do Brasil no ano de 2022.

Aguardemos mais informações!

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais