Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Iniciados os testes para o Censo 2022!

Iago Almeida

icone calendario 08 set 2021

Foi iniciado o primeiro teste preparatório para a realização do Censo Demográfico 2022, para o concurso IBGE . O local escolhido para os testes foi a Ilha de Paquetá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde 85% da população está vacinada com as duas doses da vacina contra Covid-19.

Concurso IBGE: testes iniciados para 2022

Após ser cancelado o Censo Demográfico 2021, o de 2022 está em fase de estudo. O primeiro teste começou na última segunda-feira (06). Com isso, o concurso IBGE tem previsão de novo concurso no próximo ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística escolheu a Ilha de Paquetá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para realizar os testes.

A escolha do local, que foi definido como “piloto” para o teste, se deu porque 85% da população já está vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O teste, que seguirá até o dia 24 de setembro, irá avaliar os aplicativos e sistemas desenvolvidos pelo IBGE para o Censo 2022.

Além disso, haverá avaliação das três modalidades de coleta de dados: presencial, pela internet e por telefone.

Verba é considerada insuficiente

Vale ressaltar que o Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia. Depois, o Censo foi remarcado para 2021, mas foi novamente suspenso por falta de recursos frente a mesma pandemia.

O STF emitiu uma decisão judicial de que o Censo deveria acontecer, impreterivelmente, no ano que vem, depois de dois adiamentos seguidos.

O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem – por enquanto, sem data definida. A prioridade agora é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021“, publicou o instituto em maio.

Ou seja, o IBGE se movimenta há meses para que haja verba suficiente para a realização do Censo em 2022.

Entretanto, a verba disponibilizada para a pesquisa, divulgado em agosto, não supre as necessidades do IBGE. Constam apenas R$ 2 bilhões de reais, mas é preciso R$ 292 milhões a mais.

Concurso IBGE: retomada prevista no orçamento

Enquanto não é decidido como será feito, se os testes funcionarão e se haverá orçamento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 (LDO 2022) prevê a realização do Censo Demográfico.

Com isso, consequentemente, o concurso IBGE com 204 mil vagas seriam retomado. A diretoria executiva do IBGE estima a retomada para o final de novembro ou início de dezembro.

Vale destacar que a realização do Censo foi prevista no inciso XXVIII, do artigo 12, que prevê a autorização de créditos adicionais para as programações específicas.

O inciso, na íntegra, descreveu: “XXVIII – realização do Censo Demográfico, Agropecuário e Geográfico, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais