Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Ministério da Economia autoriza edital com 35 vagas!

icone calendario 22 jan 2020

O Ministério da Economia concedeu aval para o novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com oferta de 35 vagas, visando a realização do Censo Demográfico 2020.

⇒ Confira a portaria que autoriza a realização do novo concurso IBGE! ⇐

Autorizado novo concurso IBGE

Foi autorizado pelo Ministério da Economia a realização do novo concurso IBGE. O certame irá ofertar 35 vagas temporárias, visando a realização do Censo Demográfico 2020.

Assinado pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério, Paulo Uebel, a portaria de autorização prevê a realização do certame para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

Os profissionais poderão ser contratados a partir do mês de fevereiro de 2020, para atuar no desenvolvimento de atividades no âmbito dos testes de homologação do Censo Demográfico 2020.

Confira a tabela completa das vagas que serão ofertadas:

Vale ressaltar, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já realizou três concursos no ano de 2019. Foram ofertadas 2.658 vagas para as funções de Coordenador Censitário de Subárea e Agente Censitário Operacional, 400 vagas para Analista Censitário e 209 vagas para Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

Segundo informações, a banca organizadora será definida em breve, visto que o processo de contratação da empresa encontra-se na etapa de pesquisa de preço. A previsão é que o novo edital seja divulgado no mês de fevereiro.

No mês de maio de 2019, o Ministério da Economia autorizou a realização de novos concursos para temporários do IBGE. Foram autorizadas mais de 225.000 vagas, para contratações do Censo de 2020.

Nova-IBGE

Contratação da banca organizadora

O concurso IBGE 2020, está na fase de escolha da banca organizadora. A informação foi passada pelo setor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o processo já foi iniciado e aguarda o procedimento legal, que ocorre em sigilo.

“O processo de escolha das bancas organizadoras já foi iniciado e aguarda o procedimento legal que ocorre em sigilo internamente no IBGE. Não é possível fornecer informações sobre quantidade ou nome das bancas envolvidas”, informou o IBGE.

Mediante a escolha da banca organizadora em andamento, é possível que o nome da empresa responsável pelo próximo certame seja publicado ainda neste mês de janeiro. Isso porque, os próximos editais serão divulgados no mês de fevereiro, de acordo com o IBGE.

Estão previstos dois editais para serem publicados. Um deles trará oportunidades para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. Ambas as carreiras, têm a exigência do nível médio e somam 29.678 vagas, conforme a portaria autorizativa do mês de agosto. A remuneração é de R$ 2.400,00.

Já o outro edital confirmado é para a carreira de Recenseador, com oferta de 196.000 vagas. Neste caso, a função tem o nível fundamental completo como requisito e um salário variável, conforme a produção.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, alguns cargos não terão mais concurso. Neste caso, o instituto não irá realizar seleção para os cargos de Supervisor e Recenseador PA.

Ambos os cargos somam 5.404 vagas, conforme a portaria autorizativa. Desta forma, sem estas carreiras, os próximos concursos do IBGE terão uma oferta de cerca de 225.802 vagas temporárias.

No Censo Demográfico, serão visitados todos os domicílios brasileiros. Os recenseadores irão coletar as informações através de uma entrevista direta.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais