Concurso IBGE: Primeiro edital ofertará 6.500 vagas temporárias e sairá em 2021!

icone calendario 28 dez 2020

O primeiro concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ser divulgado em 2021, irá ofertar 6.500 vagas temporárias. Órgão tem mais dois editais confirmados. Confira!

Primeiro edital do concurso IBGE

O ano de 2021, promete ter muitos editais para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a realização do Censo Demográfico adiada, pelo menos três certames estão confirmados. Mas o primeiro edital a ser publicado não será para a pesquisa, mas sim para o concurso IBGE.

Isso porque, a primeira seleção a ser realizada pelo Instituto deve contar com oferta de 6.500 vagas temporárias. Os candidatos aprovados irão realizar as pesquisas feitas comumente pelo IBGE. Dessa maneira, eles não irão atuar no Censo Demográfico, que ocorrerá em 2021.

De acordo com a portaria autorizativa do concurso IBGE, o edital precisa ser divulgado até o mês de março de 2021. Em novembro, o órgão chegou a confirmar que estava trabalhando para publicar o documento ainda em 2020.

Todavia, por conta da pandemia de Covid-19, e o processo de escolha da banca organizadora, o edital deve mesmo sair em 2021.

Além disso, é possível que sejam divulgados dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro/RJ.

Conforme informações do órgão, as oportunidades de Agente de Pesquisa e Mapeamento (5.623 vagas) e Supervisor de Coleta e Qualidade (552 vagas) seriam distribuídas para todo país e organizadas por uma banca organizadora.

Já a outra banca organizadora ficaria responsável pelo edital para o Rio de Janeiro/RJ, com 325 vagas, nas carreiras de Agente de Pesquisa por Telefone (300 vagas) e Supervisor de Pesquisa (25 vagas).

Nova-IBGE

Outros dois editais do concurso IBGE para o Censo Demográfico

Além do certame, com mais de 208 mil vagas temporárias, existem mais dois concursos IBGE previstos para o ano de 2021. Ambas as seleções terão como objetivo o trabalho para o Censo Demográfico 2021.

Neste caso, estão previstas a oferta de 312 vagas, em dois editais. O primeiro deles já foi autorizado pelo Ministério da Economia, e contará com 192 vagas para os seguintes cargos:

Nível Médio

  • Agente Censitário de Pesquisa por Telefone: 180 vagas;

Nível Superior

  • Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação: 12 vagas.

O terceiro e último edital será para o cargo de Codificador, que exige o nível médio dos candidatos. Essa seleção ainda não teve autorização do Ministério da Economia, diferente das demais, mas tem 120 vagas previstas.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para essas 312 vagas, o processo de definição da banca organizadora já teve início.

As contratações desses candidatos aprovados estão previstas para a partir do mês de julho de 2021, no caso do primeiro edital (192 vagas), e após o mês de fevereiro de 2022, no caso do segundo edital (Codificador).

Saiba mais sobre o Concurso IBGE: EDITAL com oferta mais de 208 mil vagas sairá em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais