Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Supervisor confirma provas em janeiro, entenda!

icone calendario 22 out 2021

Atenção, concurseiros! O concurso IBGE será aberto e terá provas em janeiro, segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do próprio Instituto.

Segundo o Supervisor Eyder Mendes, do Piauí, a banca organizadora do edital já até foi contratada e que já existe um cronograma pré-definido. Confira as prováveis datas:

  • Inscrições: 1 de dezembro a 23 de dezembro de 2021;
  • Provas Objetivas: 23 de janeiro, para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor; já para Recenseador a prova objetiva será aplicada no dia 30 de janeiro de 2022;
  • Contratação de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor: devem acontecer no dia 28 de março de 2022.

As contratações dos aprovados para o cargo de Recenseador devem acontecer em junho, após a realização de um curso de treinamento que está previsto para maio.

Essas datas, no entanto, são somente preliminares e podem ser alteradas.

Concurso IBGE: Contrato com Cebraspe não será mantido

A confirmação de que o concurso IBGE acontecerá em 2022 veio após o anúncio de que o contrato com o Cebraspe, que primeiramente organizaria as seleções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, será finalizado.

Além da informação sobre o concurso, Mendes também afirmou que existe um cronograma para a realização do Censo, porém as datas ainda não foram divulgadas.

Vale ressaltar que este será o primeiro censo realizado desde 2020, quando foi adiado devido à pandemia. Em 2021, o impedimento foi o orçamento baixo para a realização dessa ação.

Panorama Geral do Concurso IBGE

O edital que foi aberto anteriormente para o concurso IBGE ofertava nada menos que 181.898 vagas para Agentes Recenseadores. Para o cargo de Agente Censitário Municipal, foram ofertadas 5.450 vagas e para Agente Censitários Supervisores, abriram 16.959 oportunidades.

As vagas foram distribuídas da seguinte maneira:

  • 181.898 vagas para a função de Recenseador: remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos.
  • 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100.
  • 16.959 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700.

Os Agentes Censitários teriam um contrato de 5 meses, enquanto os Recenseadores poderiam trabalhar no cargo por 3 meses. Ambas carreiras poderiam ter o contrato estendido conforme a necessidade.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais