Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Restrição ao número de aprovados é derrubada. Entenda!

icone calendario 19 abr 2022

Boas notícias para os candidatos do concurso IBGE! Os editais para os cargos de Agentes e Recenseador foram retificados, de forma que a restrição ao número de aprovados foi derrubada. Ademais, vale recordar que tal edital oferta 206.891 vagas temporárias!

Sendo assim, os editais dos cargos de Recenseador e Agente Censitário foram retificados nesta terça-feira, 19 de abril, de forma que foi anulada a restrição do número de aprovados nas avaliações. Ademais, vale destacar que as provas objetivas ocorreram no dia 10 de abril.

Além disso, vale recordar que também existem outros editais para concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em andamento, para que o Censo Demográfico de 2022 sejam realizado. Assim, confira todos os detalhes a seguir!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso IBGE: restrição anulada

Portanto, nesta terça-feira, 19 de abril, foram publicadas por meio do Diário Oficial da União as retificações dos editais do concurso IBGE nos cargos de Recenseador e Agente Censitário.

Nesse sentido, a mudança acontece na restrição do número de aprovados, que foi anulada, de forma que todos os aprovados dentro do número de vagas serão considerados como classificados.

Ademais, vale destacar que a restrição ao número de aprovados fazia parte do anexo II do Decreto 9.739/2019, que foi derrubado, em que a quantidade de vagas era restringida pelo número máximo de candidatos aprovados.

Nesse sentido, os candidatos aprovados fora do número de vagas não serão considerados como eliminados do concurso público.

Além disso, também foi informado que as convocações dos aprovados acontecerão por meio de listas no site da banca organizadora do certame, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), e também através do telefone e do e-mail.

Vagas, cargos e remunerações

Em resumo, o concurso IBGE para os cargos de Agente Censitário e Recenseador oferece 206.891 oportunidades temporárias de níveis fundamental e médio, de forma que a distribuição é a seguinte:

  • Recenseador – 183.021 vagas
  • Agente Censitário Municipal (ACM) – 5.450 vagas
  • Agente Censitário Supervisor (ACS) – 18.420 vagas

Além disso, os aprovados no concurso público contarão com remunerações no valor de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor e R$ 2.100,00 para Agente Censitário Municipal.

Por outro lado, os ganhos para o cargo de Recenseador acontecem por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador.

Ademais, os contratados temporariamente receberão também auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º proporcional.

É igualmente importante destacar que as jornadas de trabalho para Agentes serão de 40 horas semanais, enquanto para Recenseador serão de 25 horas semanais.

Concurso IBGE: como foram as provas?

Por fim, vale recordar que as provas objetivas do concurso IBGE para Agentes e Recenseador aconteceram no dia 10 de abril, quando os inscritos na seleção responderam a questões acerca das seguintes disciplinas:

Agentes

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Raciocínio Lógico Quantitativo – 10 questões
  • Ética no Serviço Público – 05 questões
  • Noções de Administração e Situações Gerenciais – 15 questões
  • Conhecimentos Técnicos – 20 questões

Recenseador

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 10 questões
  • Ética no Serviço Público – 05 questões
  • Conhecimentos Técnicos – 25 questões

Além disso, os gabaritos das provas já foram divulgados, e o resultado final dessa etapa avaliativa está previsto para ser publicado no dia 13 de maio.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais