Concurso IBGE Temporários: Certame passa por movimentações no Planejamento!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 24 ago 2018

Atenção concurseiros! O concurso IBGE Temporários (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que terá a oferta de aproximadamente 250 mil novas vagas, recebeu novas movimentações no Planejamento!

Apenas na última quarta-feira (22), foram nove movimentações, incluindo o Departamento de Legislação e Provimento das Pessoas, Coordenação Geral de Concursos e a Divisão de Concursos Públicos.

A grande demanda do concurso é por conta do Censo Demográfico que irá acontecer em 2020, e o primeiro edital da série é previsto ainda para este ano.

» Prepare-se com a Apostila IBGE + Curso Online (GRÁTIS) «

O certame irá abranger os seguintes cargos, incluindo todos os níveis de escolaridade:

– Agentes Administrativos;
– Agentes de Informática;
– Agente Municipais;
– Agentes Regionais;
– Agente Supervisor;
– Analista Censitário;
– Recenseador.

O certame irá abranger todos os municípios do país, segundo Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do órgão. “ [O Censo Demográfico] É o maior projeto do IBGE e acontece a cada dez anos. (…) Trabalhamos com temporários para o Censo, pois são projetos com início, meio e fim, e não faria sentido ter um servidor fazendo carreira para uma atividade que será concluída. No Censo Demográfico de 2010, por exemplo, contratamos quase 200 mil pessoas, então é impossível para o órgão colocar essa força de trabalho toda como efetivos”.

Pedido está no Ministério do Planejamento

O primeiro pedido de edital já está em andamento no Ministério do Planejamento, com 397 vagas para o cargo de Analista Censitário, que teriam de ser contratados até o início de 2019, por serem aqueles que ajudam no planejamento do Censo. “Esses profissionais são contratados por um maior período de tempo”, explicou Malheiros.

Com isso, o edital deve sair muito em breve, e a prova tem a expectativa de ser aplicada até dezembro, no máximo.

O Censo terá início no dia 31 de agosto de 2020 e o período de cada temporário na instituição deverá ser de:

– Recenseadores: contrato até cinco meses;

– Agentes Regional e Administrativo: até um ano;

– Agentes Municipal e Informática: até dez meses;

– Agente Supervisor: até nove meses.

» Prepare-se com a Apostila IBGE + Curso Online (GRÁTIS) «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais