Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Testes para o Censo 2022 são iniciados!

Iago Almeida

icone calendario 05 nov 2021

Atenção, concurseiros! O concurso IBGE  será aberto e terá provas em janeiro. Nesta quinta-feira (04), foram iniciados os testes que preveem a realização do Censo Demográfico de 2022. Entenda tudo sobre a seleção!

Concurso IBGE: testes do censo serão realizados até dezembro

Depois de muito tempo parado e cheio de incertezas, enfim o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá sair em 2022.

Neste dia 04 de novembro, quinta-feira, foram iniciados os testes para a realização do Censo Demográfico ao longo do próximo ano.

Sendo assim, por consequência, o concurso com mais de 204 mil vagas poderá ser retomado. Um novo edital será publicado, segundo o IBGE, ainda sem data prevista, mas o que pode ocorrer em breve.

De acordo com o instituto, o teste é nacional e será realizado até meados de dezembro de 2021 em municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação.

Ao todo serão cerca de 250 recenseadores participando da pesquisa. Já o Censo Demográfico oficial, onde serão contratados mais 200 mil colaboradores, tem previsão para junho de 2022.

O IBGE fará todo o processo de contratação de funcionários temporários de forma digital, no Censo 2022, eliminando o uso do papel. Além disso, o processo de levantamento terá os seguintes diferenciais:

  • Gerenciamento digital dos resultados da coleta de dados em tempo real, permitindo correções de eventuais erros operacionais.
  • Gerenciamento digital, em tempo real, dos deslocamentos dos recenseadores em todo território nacional.
  • Armazenamento em nuvem privada e pública dos arquivos digitais, agilizando a rotina diária dos mais de 180 mil recenseadores, que envolve o download das informações dos setores censitários e o upload dos questionários respondidos.
  • Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) de última geração, com minimodem 3G/4G e aplicativos atualizados, que se conectam à rede de comunicação do IBGE e possibilitam a transmissão dos dados coletados de forma criptografada e segura.
  • Proteção contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância para toda a comunicação entre os Data Centers.
  • Novo cluster de banco de dados de alta performance, para organização, análise, compartilhamento e monitoramento das operações. Maior velocidade de processamento das aplicações hospedadas no Data Center, permitindo a utilização de soluções mais estáveis, seguras e com mais desempenho.
  • Aumento da capacidade de conexão do IBGE com os recenseadores, por meio de antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a Internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.) disponível nos DMCs e Data Centers do Instituto, diminuindo o risco de sobrecargas.

Vale destacar que este será o primeiro censo realizado desde 2020, quando foi adiado devido à pandemia. Já em 2021, o impedimento foi devido ao orçamento baixo.

Concurso IBGE: Contrato com banca cancelado e taxas serão devolvidas

O processo seletivo com mais de 204 mil vagas temporárias, que já havia sido lançado, precisou ser cancelado. Assim, um novo edital será publicado posteriormente.

Além disso, o contrato com a banca organizadora, o Cebraspe, não será mantido. Sendo assim, a taxa de inscrição será devolvida aos candidatos que já tinham feito inscrições.

Entretanto, a boa notícia é que o supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, afirmou que já foi contratada uma nova empresa para organizar o concurso.

Ele, no entanto, não confirmou qual empresa seria. Mais informações devem surgir nos próximos dias.

Cronograma

O representante do instituto destacou ainda as datas já confirmadas até o momento, para as inscrições e provas objetivas. São elas:

  • Inscrições 
    • de 1 de dezembro a 23 de dezembro de 2021;
  • Prova objetiva
    • 23 de janeiro de 2022: para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor;
    • 30 de janeiro de 2022: para Recenseador
  • Contratação 
    • do Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor devem acontecer no dia 28 de março de 2022.
    • do Recenseador deve ser em julho de 2022, após treinamentos previstos para maio.

Datas e salários

Vale destacar, entretanto, que as datas citadas são preliminares e ainda podem sofrer alterações, de acordo com a necessidade do IBGE. Confira a distribuição das vagas:

  • 181.898 vagas para Recenseador: remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos.
  • 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100.
  • 16.959 vagas para Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700

Os Agentes Censitários teriam um contrato de 5 meses, enquanto os Recenseadores poderiam trabalhar no cargo por 3 meses.

Porém, ambas carreiras poderiam ter o contrato estendido conforme a necessidade do IBGE.

Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais