Pesquisar no blog

Concurso ICMBio: Instituto solicita novo edital com 730 vagas!

icone calendario 23 jun 2022

Atenção concurseiros! Um novo edital foi solicitado para o concurso ICMBIO , para preenchimento de 730 vagas, mesmo número de cargos vagos existentes no órgão!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso ICMBio: edital solicitado, saiba detalhes!

Assim, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade enviou ao Ministério da Economia um pedido de novo edital.

Portanto, um novo concurso público deve ser postado em breve. A solicitação é para preencher 720 cargos no órgão.

Vale destacar que o número corresponde aos cargos vagos que possui o ICMBIO atualmente. Portanto veja:

  • 189 cargos vagos de Analista Ambiental
  • 74 cargos vagos de Analista Administrativo
  • 29 cargos vagos de Técnico Ambiental
  • 438 cargos vagos de Técnico Administrativo

Além disso, o pedido é que o certame seja inserido no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2023).

Assim, uma possível nomeação dos aprovados seria para o segundo semestre de 2024.

“Nesse sentido, solicitamos gestão desse Ministério do Meio Ambiente para autorização de abertura de concurso público para pavimento de cargos efetivos vagos presentes nos quadros deste ICMBio, com o objetivo de provimento de servidores em todos os estados brasileiros e expectativa de inclusão no Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2023, conforme art. 4° do Decreto n° 9.739, de 28 de março de 2019 com proposta de nomeação dos aprovados no 2° semestre do ano de 2024”, diz o pedido.

Sem edital, excedentes poderão ser convocados

De acordo ainda com o documento, caso não seja aprovado o novo edital, o órgão pede autorização para chamada de excedentes no último concurso .

Assim, a nomeação seria realizada no primeiro semestre de 2023, “que ultrapassem em até 25% o quantitativo original de vaga”.

Ou seja, 42 novos servidores poderiam tomar posse, uma vez que foram ofertadas 110 vagas no último concurso.

“No caso de o Ministério da Economia não atender à solicitação de novo concurso público, solicitamos verificar a possibilidade de autorizar a nomeação no 1° semestre de 2023 de candidatos aprovados e não convocados, que ultrapassem em até 25% o quantitativo original de vaga, conforme prevê o Decreto n° 9.739/2019, visto que o concurso do ICMBio está dentro do período de validade. O Edital ICMBio n° 1/2021 previu 110 vagas, sendo 61 Analistas Ambientais e 110 Técnicos Ambientais, o que significa a autorização para nomear mais 15 Analistas e 27 Técnicos, totalizando 42 novos servidores”, disse.

Último concurso ICMBio

Posteriormente, o último concurso ICMBio ofertou 171 vagas para Analista e Técnico Ambiental.

Além disso, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, que foram aplicadas no dia 6 de fevereiro deste ano.

Assim, no total, o certame registrou 33.217 inscritos, com o seguinte número de abstenção:

  • nível superior: 43,09%
  • nível médio: 47,89%

Os salários iniciais oferecidos variam entre R$ 3,6 mil para Técnico, podendo entretanto chegar a R$ 8 mil para Analista.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso ICMBio: Edital publicado com 171 vagas para Técnicos e Analistas!
Acompanhe nossas

redes sociais