Pesquisar no blog

Concurso IFCE: Mais de 150 vagas previstas para setembro!

icone calendario 01 set 2021

Mais de 150 vagas estão previstas para o próximo edital do concurso IFCE que deve sair em setembro. Saiba mais!

O concurso IFCE está com dois editais próximos do lançamento, que está previsto para a primeira quinzena de setembro. Um documento será para contratação de Técnicos Administrativos e o outro para selecionar Professores.

A banca organizadora já foi escolhida e o contrato entre a empresa e o Instituto Federal do Ceará já foi homologado. A organizadora que estará à frente dos certames será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan).

Os editais estão dependendo de uma revisão da comissão organizadora e da autorização da Procuradoria Geral para serem lançados.

Panorama Geral do Concurso IFCE

De acordo com informações liberadas pelo Idecan, o edital do IFCE trará 49 vagas para o cargo de Técnico Administrativo e 109 para Professores. No entanto, a distribuição por áreas de atuação não foi divulgada.

Marcel Ribeiro, o pró-reitor de Gestão de Pessoas do IF do Ceará informou que todos os cargos ofertados serão de vacâncias no quadro geral de funcionários, provenientes de exonerações ou aposentadorias.

Outra informação dada por Ribeiro foi de que o concurso terá um cadastro de reserva e as oportunidades que surgirem dentro da validade do concurso também serão preenchidas. Veja a fala do pró-reitor:

Como a vigência do concurso normalmente é de dois anos, as vagas que surgirem ao longo do período também poderão ser preenchidas. A proposta é utilizar o cadastro de reserva até o limite da vigência do concurso.”

Ribeiro reiterou que a intenção do novo concurso é recompor a força de trabalho dos campi do Instituto Federal:

O Instituto busca priorizar a reposição de força de trabalho e o provimento de vagas em unidades com força de trabalho deficitária, de acordo com o estudo técnico realizado pela Progep e socializado junto aos gestores.

Pró-reitor comenta sobre etapas do Concurso IFCE!

Em julho deste ano, o pró-reitor do IFCE afirmou que o Instituto pretendia aplicar as provas em outubro e novembro, porém, na época, a previsão era de que o concurso seria aberto em julho.

Com esse prazo perdido, é possível que todas as outras etapas sejam também adiadas.

A prova dos Professores será aplicada de forma objetiva, o que é uma novidade nas avaliações dos IFs ao redor do Brasil.

Alguns conceitos de Direito Administrativo também serão cobrados nos exames de todos os cargos ofertados no próximo concurso.

Em 2016 ocorreram seleções para os dois cargos que serão ofertados agora em 2021. No caso, dos Técnicos Administrativos, uma Prova Objetiva com questões sobre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos foi aplicada.

Já no caso dos Professores, três provas foram aplicadas: Prova Objetiva, Prova de Desempenho Didático e Avaliação de Títulos.

Por meio dos concursos anteriores podemos ter uma noção de como será o próximo certame.

Saiba mais sobre o Concurso IFCE 2021: Edital publicado com 49 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais