Pesquisar no blog

Concurso IGP SC: Banca para edital com 70 vagas é contratada!

Iago Almeida

icone calendario 29 out 2021

Boa notícia concurseiros! O edital do concurso IGP SC (Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina) está cada vez mais perto. A Fapese foi contratada como banca organizadora! Serão 70 vagas.

Concurso IGP SC: banca contratada, e o edital?

Podem comemorar concurseiros. O edital do concurso do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina está mais perto de ser publicado.

Isso porque a banca organizadora foi contratada e será a Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas). Agora, o cronograma já pode ser definido.

Vale destacar que a banca será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

O extrato de contratação, que é uma das últimas etapas antes do edital, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28).

Concurso IGP SC: serão 70 vagas para 28 unidades do IML

O concurso do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina foi autorizado ainda em maio de 2021, pelo governador do estado, Carlos Moisés.

Serão ofertadas 70 vagas para Auxiliar Médico-legal, cargo que tem exigência de nível médio.

O governo adiantou ainda que as vagas serão para atuação nas 28 unidades do Instituto Médico Legal (IML) existentes no estado.

Os contratados darão amplo apoio aos profissionais do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do Instituto Geral de Perícias.

Vale destacar que os Auxiliares de Medicina-legal são responsáveis pela operacionalização dos atendimentos em ocorrências com vítimas fatais e trabalham no apoio às necropsias; eles recebem familiares para identificação das vítimas, entre outras funções importantes.

Nos últimos dois anos, o IML de Santa Catarina realizou mais de 98 mil exames, o que pode ser visto como um alto volume de trabalho.

Concurso IGP SC foi cobrado por entidades e deputados

Não é de hoje que existe uma cobrança por um novo concurso público para o IGP SC. Desde 2010 não há um novo certame no órgão.

De lá pra cá, entidades e parlamentares de Santa Catarina iniciaram várias cobranças para realização de um novo processo seletivo para efetivos.

Em apoio à Associação dos Servidores da Perícia Oficial de SC (ASPOSC), o deputado estadual Neodi Saretta cobrou o edital em 2020.

De acordo com ele, há tempos são relatados a falta de efetivo e a necessidade de mais auxiliares de médico legal.

“Por isso, a necessidade de um concurso e convocação imediata dos aprovados para suprir a demanda em todo o estado”, enfatizou.

“Hoje, o plantão realizado pelo IML em várias cidades conta com apenas um auxiliar médico legal. Cabe a esse servidor deslocar-se para a retirada do corpo, auxiliar o médico legista na necropsia e, por fim, registrar toda a ocorrência e proceder a liberação do corpo para a família, gerando sobrecarga no trabalho”, completou o deputado na época.

Vale destacar que, em 2010 quando houve o último concurso para o IGP SC, foram ofertadas 60 vagas para Auxiliar Médico-legal.

Os salários iniciais, na época, eram de R$ 1.328,01. Além da escolaridade, foi exigida a Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B.

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de:

  • Português;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Segurança no Trabalho;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Conhecimento da Atualidade;
  • Matemática;
  • Noções de Lógica;
  • Anatomia;
  • Química/Física;
  • Relacionamento interpessoal; e
  • Noções de Fotografia / Raio X.
Saiba mais sobre o Concurso IGP SC: Comissão formada para novo edital. 196 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais