Pesquisar no blog

Concurso Inmetro: Déficit pode chegar a 580 servidores!

icone calendario 07 nov 2018

O concurso Inmetro mostra urgência em ser realizado. O órgão sofre com déficit em todos os cargos, atrasando as demandas necessárias da autarquia.

O estado que mais sofre com a falta de servidores é o Rio de Janeiro, sede do órgão. Lá estão concentradas 75% do déficit total, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro (Asmetro-SN), Sérgio Ballerini. O número total do déficit é de 330 servidores, com outros 250 que já dispõem de condição para se aposentar.

Em outubro, o pedido sofreu seis movimentações no Ministério do Planejamento, encontrando-se agora na Secretaria Executiva do Planejamento.

A expectativa é que o certame tenha 435 vagas para níveis médio, técnico e superior.

O processo foi recebido no dia 31 de maio, data limite para solicitar concurso e entrar no orçamento de 2019.

Vagas e salários?

É esperado que o novo concurso gere 435 vagas, número solicitado no pedido do ano passado. Nesta solicitação, as oportunidades eram para cinco carreiras que compõem a estrutura do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Os níveis para os candidatos são médio, técnico e superior, com as vagas distribuídas da seguinte maneira:

– 131 Assistentes (nível médio)
– 91 Técnicos (nível médio/técnico)
– 61 Analistas (nível superior)
– 139 Pesquisadores-tecnologistas (nível superior)
– 13 Especialistas (nível superior com doutorado)

Os salários irão variar de R$ 3.746,88 a R$ 18.762,18.

Quais estados serão destinados ao concurso?

Serão 26 estados e o Distrito Federal para o concurso Inmetro, a maior parte das vagas será para o Rio de Janeiro, onde fica o escritório centro do instituto.

Porém outros estados também receberão as vagas, confira:

Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Último concurso Inmetro!

O último concurso Inmetro foi em 2014, que ficou sob a responsabilidade do Idecan. Na época, foram oferecidas 78 vagas, sendo 56 para o Rio de Janeiro, 12 para o Rio Grande do Sul e 12 para Goiás. Os cargos eram de Técnico, Assistente, Pesquisador e Analista.

A avaliação foi feita por provas objetivas e discursivas, abrangendo diversas matérias de Conhecimentos Gerais e Específicos, além de avaliação de títulos e curso de formação para os cargos de nível superior.

As conteúdo programático das avaliações na época foram, Língua Portuguesa, Língua Inglesa (superior), Matemática Financeira, Noções de Informática, Administração e Noções de Contabilidade.

O certame teve validade de um ano e seis meses.

⇒ Confira o edital do concurso Inmetro 2014 completo!

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Acompanhe nossas

redes sociais