Pesquisar no blog

Concurso INSS: 1.800 aprovados em cadastro reserva serão convocados em 2024!

icone calendario 22 nov 2023

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ministro Carlos Lupi confirmou a realização de um novo concurso INSS em 2024 para Perito Médico e a convocação de 1.800 aprovados no último concurso. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso INSS para Perito em 2024

O ministro Carlos Lupi confirmou a realização de um novo concurso INSS para Perito Médico em 2024 com oferta entre 650 e 660 vagas.

De acordo com ele, as oportunidades serão destinadas para cidades longes das capitais, tendo como intuito diminuir o déficit de pessoal.

Inclusive, haverá uma trava para transferências de, no mínimo, dez anos. Tal medida será adotada como forma de fazer o profissional ficar estabelecido na localidade escolhida, visto que muitos prestam concurso com a intenção de tomar posse em cidades menores, mas pedem transferência para a capital.

“Quem fizer o concurso da Previdência vai ter que ficar pelo menos dez anos no seu órgão. Ser médico é um sacerdócio. No processo da qualificação vai constar a necessidade do período que esse médico perito terá de ficar”, comentou.

A carreira de Perito Médico é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina para ingresso.

A remuneração inicial da carreiravaria de acordo com a jornada de trabalho estabelecida, podendo ser 20h, 30h ou 40h semanais.

Segundo a tabela, os valores variam entre R$ 7.083,90 e R$ 22.625,14.

O que faz um Perito Médico?

Entre as funções do Perito Médico, podem ser listadas:

  • Emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral;
  • Verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários;
  • Caracterização da invalidez;
  • Auditoria médica.
  • Assessoramento técnico à representação judicial e extrajudicial da União, das autarquias e das fundações públicas federais;
  • Movimentação da conta vinculada do trabalhador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nas hipóteses previstas em lei, relacionadas à condição de saúde;
  • Exame médico-pericial componente da avaliação biopsicossocial da deficiência, para fins previdenciários, assistenciais e tributários.

INSS 2022: 1.800 aprovados serão convocados!

Além do novo concurso INSS em 2024, o ministro prevê a convocação de 1.800 aprovados em cadastro reserva no último certame, realizado em 2022.

Lembrando que o último concurso ofertou 1.000 vagas e o governo já autorizou a chamada de 250 excedentes, ou seja, restam 1.894 aprovados que podem ser chamados.

“Já chamamos 1.250 concursados para iniciar. Ainda tem cerca de 1.800 neste cadastro de reserva. Só posso começar a mexer nisso a partir do ano que vem”, informou.

Fenasps cobra a realização de um novo concurso INSS

Na última quinta-feira, 16 de novembro, a Fenasps encaminhou um ofício ao Gabinete Pessoal do Presidente da República, solicitando a convocação de 3 mil aprovados no último edital e a realização de um novo concurso para Analista. 

No ofício a Federação destacou o alto déficit de servidores no INSS, mesmo após a realização do concurso em 2022.

“Houve autorização de concurso público apenas no ano de 2022, prevendo-se inicialmente o quantitativo de apenas 1000 (mil) vagas para técnicos do seguro social, quantitativo insuficiente para atender a atual demanda do órgão e que, tomando como exemplo, só seria suficiente para atender às perdas do quadro de servidores públicos no estado de Sergipe”, destacou a Fenasps

Diante disso, a autarquia apresentou algumas propostas para melhorar o quadro de pessoal do INSS, entre elas, a chamada emergencial e imediata de 3 mil aprovados do último concurso e a realização de um novo certame para Analista, nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, entre outras.

Saiba mais: Convocação de 3 mil aprovados e edital para Analista!

Outro fator que contribuí para a realização de um novo concurso é que o Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social, em sua 5ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 3 de agosto, já tinha incluído o novo certame na Proposta Orçamentária da Previdência Social para o exercício de 2024.

Na ocasião, foram aprovadas 1.574 vagas de Perito Médico Federal.

Concurso INSS para Analista também é previsto!

Lembrando que o presidente do INSS, visando complementar o quadro da autarquia, também tinha enviado duas notas técnicas para o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A primeira nota técnica é referente a convocação excepcional de 1.894 aprovados, como mencionado anteriormente.

Já a segunda nota solicita a realização de um novo concurso INSS em 2024, para o preenchimento de 7.655 vagas, sendo:

  • 5.819 vagas para Técnico do Seguro Social
  • 1.836 vagas para Analista do Seguro Social

Estude para o concurso INSS!

Se você tem interesse em ser o próximo servidor do Instituto Nacional do Seguro Social, comece a se preparar agora mesmo!

Para isso, a Nova oferece cursos e apostilas excelentes, elaborados por professores e especialistas que possuem grande experiência no ramo e atualizados de acordo com o edital.

Mais de 70 mil alunos acreditaram na didática de ensino da Nova e foram aprovados!

Para mais dicas de estudo, dá o play no vídeo do professor Heitor Ferreira e aprenda a conciliar trabalho e estudos de uma vez por todas! 🤩

Saiba mais sobre o Concurso INSS 2024: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais