Pesquisar no blog

Concurso INSS 2022: AUTORIZADO com 1 mil vagas. O que estudar?

Iago Almeida

icone calendario 13 jun 2022

Boa notícia, concurseiros! Um dos concursos mais aguardados foi autorizado. O Concurso INSS  poderá preencher 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social! O edital deverá ser publicado em até seis meses.

Concurso INSS: edital ainda em 2022

O edital do novo concurso  INSS deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, ainda em 2022.

Isso porque o Ministério da Economia autorizou a realização de um novo concurso com oferta de mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, de nível médio.

Assim, a portaria Nº 5.315, que autorizou a seleção, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13).

Ainda conforme informado pelo documento, o edital depende de algumas questões. Portanto, saiba quais:

  • à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e
  • à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Assim, agora a expectativa fica por conta da escolha da banca organizadora e, posteriormente, publicação do edital.

Ademais, a carreira de Técnico do Seguro Social tem remuneração inicial de R$ 5.186,79.

O que estudar para o concurso INSS?

Os concurseiros que querem fazer as provas do concurso INSS deverão iniciar os estudos, uma vez que a seleção é muito concorrida.

Sendo assim, levando em consideração o último edital, foram cobradas 120 questões objetivas, do tipo CERTO ou ERRADO.

Portanto, foram 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Portanto, conheça as disciplinas:

  • Técnico do Seguro Social
    • Conhecimentos Básicos
      • Regime Jurídico Único
      • Ética no Serviço Público
      • Noções de Direito Constitucional
      • Língua Portuguesa
      • Raciocínio Lógico
      • Noções de Direito Administrativo
      • Informática
    • Conhecimentos Específicos
      • Seguridade Social

Confira o conteúdo programático

REGIME JURÍDICO ÚNICO E ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público.  O servidor público como agente de desenvolvimento social.  Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:

Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.  Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.  Poderes administrativos: poder hierárquico; disciplinar; regulamentar; de polícia; uso e abuso do poder.  Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização.  Controle e responsabilização da administração: administrativo; judicial; legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão e interpretação de textos.  Tipologia textual.  Ortografia oficial. Acentuação gráfica.  Emprego das classes de palavras.  Emprego do sinal indicativo de crase.  Sintaxe da oração e do período.  Pontuação.  Concordância nominal e verbal.  Regências nominal e verbal.  Significação das palavras.  Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO:

Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas.  Tautologia.  Operação com conjuntos.  Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

Conceitos de Internet e intranet. Além de conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.  Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice.  Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10.  Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico.  Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. 14.2.1.4.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DIREITO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Seguridade Social.  Origem e evolução legislativa no Brasil.  Conceituação.  Organização e princípios constitucionais.  Legislação Previdenciária.  Conteúdo, fontes, autonomia.  Aplicação das normas previdenciárias.  Vigência, hierarquia, interpretação e integração.  Regime Geral de Previdência Social.  Segurados obrigatórios.  Filiação e inscrição.  Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial.  Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição.  Trabalhadores excluídos do Regime Geral.  Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário.  Financiamento da Seguridade Social. Receitas da União.  Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes.  Salário-de-contribuição.  Conceito.  Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. Limites mínimo e máximo.  Proporcionalidade.  Reajustamento.  Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social.  Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.  Obrigações da empresa e demais contribuintes.  Prazo de recolhimento. Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. Decadência e prescrição. Crimes contra a Seguridade Social.  Recurso das decisões administrativas. Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios.  Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado.  Lei nº 8.212/1991 e alterações.  Lei nº 8.213/1991 e alterações.  Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações.  Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais