Pesquisar no blog

Concurso INSS: Após medidas emergenciais, solução definitiva é essencial!

icone calendario 30 jan 2020

Após as medidas emergenciais, Governo irá precisar adotar medidas efetivas para regularizar situação da autarquia e poderá abrir o novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Solução definitiva é essencial para regularizar pendências no INSS

É clara a resistência do Governo Federal em autorizar a realização do concurso INSS, que tem mais de 20.000 cargos vagos. Entretanto, mesmo após medidas emergenciais serem efetivadas, será inevitável uma solução definitiva.

A expectativa é que até o mês de setembro, com a chamada de militares para atuarem no atendimento das agências, a situação da fila seja regularizada. Atualmente, são quase 2 milhões de processos pendentes, sendo 1,3 milhão atrasados.

Todavia quando esta situação se normalizar, os pedidos de benefícios irão continuar chegando e as aposentadorias continuarão acontecendo. No ano de 2019, por exemplo, foram cerca de 7.000 vacâncias, mais que o dobro em relação ao ano anterior.

Dessa maneia, técnicos do INSS admitiram ao site Estado de Minas a necessidade de uma solução definitiva para o problema. Inclusive, eles acreditam que após a normalização da fila, será possível avaliar a quantidade real de contratações necessárias.

Acontece que, apesar dos mais de 20.000 cargos vagos, a digitalização de quase todos os benefícios e a chegada de novos recursos tecnológicos deverão impactar na necessidade de pessoal.

A necessidade de contratação, também é confirmada por especialistas, sindicalistas e servidores do INSS. Ainda que todos os cargos não sejam preenchidos, pelo menos uma parte irá precisar ser reposta.

Nova-INSS

Concurso INSS foi tema de reunião no Ministério da Economia

A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) e outras entidades ligadas ao órgão seguem cobrando a realização do concurso INSS.

No dia 28 de janeiro, antes da saída do então presidente, Renato Vieira, foi realizada uma reunião com ele e representantes do Ministério da Economia. No encontro, foi discutido a crise atual na Previdência e o pleito pelo novo certame.

“Os problemas do Instituto não são meramente conjunturais e sim problemas estruturais que serão resolvidos apenas com a realização de concurso público”, informa o sindicato.

A Fenasps e a CNTSS reafirmaram sua posição contrária à contratação de militares para o INSS, defendendo que tais medidas não irão resolver os problemas estruturais da autarquia. No entanto, os representantes do Governo se limitaram a afirmar que não havia dinheiro para realização de concurso público.

As entendidas entregaram um documento para o Governo contendo propostas para buscar soluções para o atual estado que se encontra o Instituto Nacional do Seguro Social.

» Prepare-se para o concurso INSS + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais