Pesquisar no blog

Concurso INSS: Urgente! Confira a distribuição das 7,5 mil vagas solicitadas!

icone calendario 18 jun 2021

Atenção! Um novo pedido para o concurso INSS pode trazer a oferta de 7.575 vagas divididas entre Técnicos e Analistas.

Confira como será a distribuição das vagas para os cargos de Analista e Técnico do Seguro Social:

Além disso, o pedido conta também com a solicitação da mudança na exigência de escolaridade para o cargo de Técnico que passaria de nível médio para superior.

“Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade” explica o INSS sobre o pedido.

Entretanto, para que os dois cargos sejam para ensino superior, a mudança teria de ser aprovada no Congresso Nacional, já que o cargo de Técnico é, por Lei, para nível médio.

Além disso, um pedido massivo como este é justificável, já que há no órgão hoje, um deficit de 23.667 profissionais nos quadros, e ainda 39.162 aposentadorias acumuladas, com dados levantados em abril.

Situação atual do concurso INSS

Apesar de um novo pedido, o novo concurso deverá sair apenas em 2022, após o término do contrato para servidores temporários.

O órgão afirma que a contratação de temporários ajudará a zerar o estoque de requerimentos que está em análise há mais de 45 anos.

Além disso, o órgão ainda diz que assim que o planejamento e dimensionamentos dos recursos humanos for concluído, a programação para concursos em 2022 poderá ser iniciada.

Ademais, o presidente do INSS se mostrou otimista quanto a autorização de um novo concurso público em 2022, que deverá preencher as vagas deixadas pelas decorrentes aposentadorias, e dos militares temporários.

Último concurso

O último edital foi publicado em 2015, e teve organização do Cebraspe. Foram ofertadas vagas para os cargos de Analista e Técnico. Com 40h de jornada de trabalho semanais.

Os salários iniciais eram de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09 de acordo com o cargo escolhido e o nível de escolaridade. Ainda, ambos as carreiras contam com benefícios e podem ter progressões. Além disso, com o tempo passado, deve ter havido reajuste nos valores.

Para se inscrever no concurso e investir nos cargos, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares (se for homem) e eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data de posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo.

Das etapas do concurso, foram cobradas só Provas Objetivas, de 120 questões aos moldes do Cebraspe, com questões de CERTO ou ERRADO. As provas tiveram duração de 3h30m e foram aplicadas no turno da manhã e da tarde. Veja as disciplinas cobradas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Direito Constitucional, Administrativo;
  • Legislação Previdenciária;
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência;

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais