Pesquisar no blog

Concurso INSS: Deputado cobra convocação e recomposição de pessoal!

icone calendario 21 maio 2021

Deputado do PSD RJ cobrou a convocação de excedentes do último Concurso INSS e a recomposição do quadro de funcionários.

Na última quarta-feira, 19, Pedro Augusto, deputado Federal pelo PSD do Rio fez uma reunião com o Secretário Especial e Previdência de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, e com o Diretor de Benefícios e Presidente Substituto do INSS, Alessandro Roosevelt.

Durante o encontro, o Deputado apontou o grande deficit do quadro de funcionários no INSS e cobrou a convocação dos aprovados no concurso de 2015.

O concurso que ocorreu em 2015 perdeu a validade três anos arás, em 2018, mas devido a quantidade de vagas em aberto dentro do órgão, muitos candidatos ficaram na esperança de serem convocados.

A falta de funcionários atrapalha o bom funcionamento das atividades no INSS, além de prejudicar a Administração Pública do Brasil . Sob esta justificativa, alguns dos aprovados entraram com recurso na Justiça e acabaram conseguindo a nomeação.

Pedro Augusto disse ainda que o “INSS pede socorro e nós vamos correr atrás da solução! Estive em Brasília para tratar da convocação dos concursados para o INSS. Atualmente são mais de 23 mil vagas desocupadas, o que vem causando transtorno para a população e também para os servidores que estão sobrecarregados.

Instituto deve realizar estudos para a abertura de novo concurso INSS

O INSS tem até o dia 31 de maio para enviar um pedido de novo concurso ao Ministério da Economia, mas até agora o requerimento não saiu.

O concurso se faz urgente, pois o órgão apresenta cerca de 23 mil cargos vagos. Só na carreira de Técnico do Seguro Social são 20 mil vacâncias, sendo a área com a maior necessidade de contratação.

Além disso, segundo informações do próprio INSS, em cinco meses, mais de 500 funcionários foram perdidos.

Apesar da necessidade de funcionários, o INSS passa por uma reestruturação interna para modernizar a atuação do Instituto na área de Gestão de Pessoas e somente após essa mudança um pedido de concurso será emitido.

A Assessoria de Imprensa do INSS garantiu que “os estudos [de redimensionamento de equipe] sejam concluídos até maio de 2021, mas ainda não é possível apresentar detalhamento.

Ainda não se pode dizer se o INSS conseguirá cumprir o prazo para fazer o requerimento do certame, mas o ideal é que o pedido fosse feito agora para ser concluído no ano de 2022, quando os contratos dos servidores aposentados e dos militares inativos temporários se encerram.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais