Pesquisar no blog

Concurso INSS: Novo edital ganha força, após fala de Bolsonaro!

Iago Almeida

icone calendario 18 nov 2021

Atenção concurseiros! O concurso INSS  segue sendo analisado pelo Ministério da Economia e, então, poderá ser publicado em 2022.

Antes de mais nada, uma boa notícia, o edital ganhou força após uma fala do presidente Jair Bolsonaro. Entenda!

Concurso INSS: quando sairá o edital?

É o que todos os concurseiros desejam saber, ao passo que, a cada semana, temos uma novidade. Agora, o edital do concurso INSS ganhou força, após uma fala do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o presidente, o concurso será autorizado, assim como novos editais federais no próximo ano. A fala foi dada na terça-feira (16).

“Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)”, disse o presidente da República.

Assim, a autorização está cada vez mais próxima, o que é necessário, uma vez que o instituto tem um dos quadros mais defasados do país.

Aposentadorias no INSS

De acordo com informações do INSS, 4.569 servidores irão se aposentar ou abandonar o cargo nos próximos 05 anos, o que torna a seleção super necessária.

Sendo assim, se formos considerar o quadro atual de 20.301 servidores, o número acima representará 22,50% do efetivo.

“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos”, explicou o INSS em ofício enviado ao Ministério da Economia.

Além disso, o quadro de temporários também será reduzido, pois sairão 2.275 contratados em dezembro, quando o contrato chegará ao fim.

“(A saída) impactará diretamente no atendimento à população, ocasionando o aumento de demandas judiciais, aumentando o custo da máquina pública, além de provocar o não atendimento da população”, disse o INSS no mesmo documento.

O Instituto reforça ainda que a contratação de servidores possibilitará que o INSS cumpra sua missão institucional, “com o reconhecimento tempestivo de direitos previdenciários do RGPS e demais serviços prestados à sociedade, sem prejuízo ao atendimento aos cidadãos”, disse.

Dessa maneira, confira 7 fatos de que o edital está cada vez mais próximo, clicando aqui .

“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, enfatizou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.

Concurso INSS: previsão é para 7,5 mil vagas

O INSS enviou um pedido para o Ministério da Economia para preenchimento de 7.575 vagas em um novo concurso para 2022. Confira a previsão de cargos e distribuição das vagas:

  • Técnico do Seguro Social
    • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
    • Combate à Fraude (734),
    • Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
    • Atendimento de Demandas Judiciais (40),
    • Cobrança Administrativa (34),
    • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
  • Analista do Seguro Social
    • Serviço Social (463 vagas), 
    • Reabilitação Profissional (702) e 
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Por fim, para Técnico é exigido o nível médio e o salário é de R$ 5,4 mil. Enquanto isso, para Analista, a cobrança é de nível superior, com salário de R$ 8,3 mil.

Vai ter redação no concurso INSS? Confira  !

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais