Compartilhar:

Concurso INSS: Mais de 3 mil aposentadorias são registradas no órgão!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 10 jul 2019

Atenção concurseiros! O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registra mais de 3.000 aposentadorias no órgão, aumentando ainda mais o déficit no quadro de servidores.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Déficit no quadro de servidores do INSS

Enquanto o concurso INSS não é autorizado pelo Ministério da Economia, o déficit no quadro de servidores só aumenta. De acordo com dados recentes do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Governo Federal, apontam que só até o mês de maio de 2019, ocorreram 3.602 aposentadorias.

O maior índice foi registrado no mês de fevereiro, quando 1.093 servidores deixaram o quadro. Em maio deste ano foram 453 servidores, desses, 412 deixaram cargos de nível médio, cujo déficit é maio no quadro da autarquia, o que representa mais de 90%.

Atualmente o número de cargos vagos no INSS é cerca de 10 mil, conforme aponta o MPF (Ministério Público Federal), na Recomendação para autorização do concurso. Além disso, outros 9 mil servidores recebem Abono de Permanência e podem se aposentar a qualquer instante.

Nova-INSS

Enquanto isso, os processos pendentes que estão aguardando análise de servidores já chegam a quase 3 milhões, a falta de concurso gera gastos de R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos. Especialistas apontam que as medidas anunciadas pelo governo não resolvem a questão de pessoal.

Serviços do INSS poderão ser acessados por telefone e internet

O INSS informou que a maioria dos serviços prestados pela autarquia poderão ter atendimento remoto.

À medida que passa a valer a partir desta quarta-feira (10/07), contempla 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS. Os usuários poderão receber atendimento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

Nova-inss

Em virtude das peculiaridades, seis serviços terão atendimento exclusivamente presencial. Os segurados ainda terão que comparecer obrigatoriamente ao INSS nos seguintes casos:

  • Avaliação Social;

  • Devolução de Documentos;

  • Prova de Vida;

  • Perícia Médica;

  • Outros Cumprimentos de Exigências;

  • Vista ou Carga de Processos.

O atendimento pelo telefone 135 será prestado de segunda-feira a sábado das 7h às 22h. O Meu INSS pode ser acessado pelo navegador ou pelo aplicativo de celular. O cadastro pode ser realizado diretamente no Meu INSS ou nos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

» Prepare-se para o concurso INSS + BÔNUS (GRÁTIS) «

O INSS é o primeiro órgão público federal que completou a meta de informatização de serviços. Com um grande déficit de pessoal, a autarquia acumula em 2019 mais de 22 mil cargos vagos e a automatização dos serviços é um dos métodos encontrados pelo órgão para solucionar a falta de pessoal.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Déficit de 19 mil servidores reforça necessidade de certame!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais