Pesquisar no blog

Concurso INSS: Demanda é alta e nova seleção está próxima!

icone calendario 26 fev 2021

A realização de um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é mais que urgente! Mesmo com a força-tarefa temporária, formada em 2020, a fila do INSS diminuiu apenas 2,4% em seis meses.

O órgão já contabiliza 23.000 cargos vagos , sendo a maior defasagem na carreira de Técnico. O cenário ainda pode piorar bastante, já que existe um elevado número de servidores em condições de se aposentar e podem deixar o quadro a qualquer instante.

Fila de pedidos que aguardam análise do INSS

Em junho de 2020, o governo federal contratou cerca de três mil aposentados e militares inativos para compor uma força-tarefa temporária. O objetivo foi diminuir a fila de espera de aproximadamente 1,3 milhões de pedidos por benefícios do INSS.

A previsão inicial era que fossem contratados 7,4 mil profissionais, conforme vagas ofertadas no processo seletivo. Porém apenas 2.928 candidatos foram chamados.

Em seis meses de atuação, a fila de pedidos que aguardam análise do INSS diminuiu apenas 2,4%. Segundo informações do boletim estatístico da Previdência Social de março de 2020, 1,282 milhão de requerimentos dependiam da análise do Instituto. Já em novembro, a fila apresentou uma leve queda para 1,251 milhão.

Vale ressaltar que a lei prevê um limite de 45 dias para que o assegurado aguarde a aprovação do benefício na fila do INSS. O último levantamento mostra que a espera aumentou para 66 dias. Logo no início da força-tarefa, em julho, o tempo de aguarde era de 39 dias.

A Medida Provisória 922/2020 que autorizou a contratação dos aposentados e militares inativos já perdeu a validade. Dessa forma, os contratos temporários terão vigência até o final de 2021, sem possibilidade de prorrogação.

Pedido de edital do concurso INSS

Segundo informações da autarquia, o novo concurso INSS será solicitado formalmente ao Ministério da Economia até o dia 31 de maio de 2021.

Assim como os demais órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social todo ano precisa solicitar o concurso INSS ao Governo Federal se quiser realizar novas contratações.

Caso seja concedida a autorização para o concurso INSS em 2021, o edital provavelmente seria divulgado em 2022, como já sinalizado pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais