Pesquisar no blog

Concurso INSS: Número de convocados pode ser maior que 1 mil? Entenda!

icone calendario 17 jun 2022

Atenção, concurseiros! Após grande espera, está autorizado o concurso INSS 2022  (Instituto Nacional do Seguro Social) para 1.000 vagas para o cargo de Técnico. Entretanto, mais 250 convocações podem surgir!

Concurso INSS: quantas convocações serão?

O próximo concurso público  do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado e ofertará 1.000 vagas de Técnico.

Entretanto, são grandes as chances de, ao menos, 1.250 aprovados serem convocados durante o prazo de validade do certame.

Isso porque o Decreto 9.739/19, que regulamenta os certames públicos federais, permite que os órgãos possam solicitar mais 25% das vagas já previamente autorizadas.

Portanto está praticamente certo que o INSS fará essa solicitação ao Ministério da Economia ao término do concurso. 

Além disso, os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país.

Cargos vagos aumentam

Enquanto o novo edital não sai, o INSS vê o número de cargos vagos aumentando. Atualmente já são 23 mil vacâncias.

Assim, somente para Técnico do Seguro Social, ao todo, faltam 21 mil servidores, o que aumenta a pressão para o novo edital urgente!

Além disso, de acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), essa carência fez com que fosse formada uma fila atendimento de 3 milhões de pessoas. 

Fora isso, 2.411 cargos vagos são na de Analista do Seguro Social. Ao todo é um aumento de 26% em relação ao número de 2016.

Sendo assim, hoje existem 19.570 servidores na ativa, sendo 13.612 Técnicos, 4.163 Analistas e 1.795 em outras carreiras

Próximo passo é escolher a organizadora do concurso INSS

Os estudos para o concurso público  do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguem em andamento.

Vale destacar que a banca organizadora será definida até agosto, segundo o próprio Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência.

“Finalmente faremos um concurso para admissão de mil novos servidores para iniciar a recomposição da força de trabalho dos servidores do INSS. Levando em consideração que nós acabamos de sair de uma pandemia que afetou o mundo inteiro e esse é um dos únicos concursos que foi autorizado, isso demonstra a sensibilidade desse governo em voltar os seus olhos para o atendimento das pessoas, principalmente das mais vulneráveis, parcela da população que é atendida nas agências do INSS”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.

Além disso, o ministro lembrou que o número de vagas não foi o inicialmente solicitado pelo órgão, mas que já representa um avanço.

“Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos. Isso já demonstra a preocupação com uma autarquia tão importante como é o INSS, autarquia presente na vida de praticamente toda a família brasileira”, disse.

O cargo de Técnico do Seguro Social oferece salário de aproximadamente R$ 6,5 mil.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS 2022: Edital AUTORIZADO com 1 mil vagas para Técnico!
Acompanhe nossas

redes sociais