Pesquisar no blog

Concurso INSS: Orçamento para novo certame está na PLOA 2022!

Iago Almeida

icone calendario 31 ago 2021

Boa notícia concurseiros! O orçamento para realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está no projeto de Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA). A confirmação é da Fenasps. Um aval do Ministério da Economia, para 7.575 oportunidades, ainda é aguardado!

Concurso INSS: orçamento para novo edital

Os concurseiros que estão a espera de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem comemorar, pois um novo edital deve sair em 2022.

Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o orçamento para o novo certame consta no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para 2022, que ainda será votado.

“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, afirmou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.

Vale lembrar que o INSS aguarda um aval do Ministério da Economia, para ofertar 7.575 oportunidades, sendo 6.004 ao cargo de Técnico e 1.571 para Analista.

Sendo assim, até hoje, 31 de agosto, deve sair o PLOA 2022 e, caso houver uma verba reservada para o concurso INSS, será um grande indicativo de que o Ministério da Economia dará o aval positivo para a seleção.

O presidente do Instituto, Leonardo Rolim, afirmou que pretende realizar o concurso antes de outubro do ano que vem, quando acontecerão as eleições presidenciais no país.

Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade. O concurso é fundamental para acabar com a fila de espera, reduzir prazo de atendimento dos segurados e evitar os riscos de haver descontinuidade dos serviços prestados. Ao contrário disto, será um caos sem precedentes“, afirmou Moacir Lopes.

Pedido de vagas pode ser insuficiente para o INSS

De acordo com o secretário da Fenasps, a quantidade de vagas que foi requisitada é insuficiente para suprir as necessidades do INSS.

Desde a retomada dos concursos a partir de 2003, os concursos são realizados para determinado número de vagas e, após convocarem todos os aprovados na primeira chamada, ampliam a validade convocando mais aprovados no concurso. A Federação e o MPF haviam pedido a contratação de aproximadamente 23 mil servidores. O total de 7.575 é insuficiente para a demanda”, afirmou ele.

Quer começar os estudos? Saiba como foi o último concurso para Técnico, clicando aqui .

Deficit no quadro de servidores afeta o funcionamento do INSS

Enquanto não tem um novo concurso , o Instituto Nacional de Seguro Social convive com uma grande demanda de serviços todos os anos, e falta de pessoal.

Somente em 2020, mais de 1,282 milhão de pessoas aguardavam para conseguir suas aposentadorias. Em novembro, o número havia caído para 1,251 milhão.

Diante da situação, a solução foi digitalizar alguns atendimentos e fazer contratações temporárias de militares inativos e de aposentados.

Esses contratos temporários se encerram no ano que vem, 2022, e o INSS terá mais um motivo para se preocupar caso o novo concurso não seja aprovado.

Atualmente, segundo o instituto, são 20.091 cargos ocupados, contra 23.610 cargos vagos, o que aumenta a pressão por um novo certame. Confira a distribuição:

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais