Pesquisar no blog

Concurso INSS: Órgão cria sistema que informa dados sobre políticas de pessoal!

icone calendario 17 jun 2020

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ) criou um sistema que monitora o desempenho organizacional permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas internas.

Informação sobre políticas de pessoal no INSS

Foi divulgada no Diário Oficial da União, uma resolução que institui o “INSS em números”. O novo sistema de monitoramento de desempenho irá permitir à autarquia acompanhar a evolução de programas e projetos internos.

Ainda não foi informado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, quais serão os indicadores que farão parte do sistema. Existe a expectativa para que, por meio dele, seja possível acompanhar dados sobre quadro de pessoal e políticas relacionadas a Recursos Humanos.

Na Resolução, o Comitê Estratégico de Governança do INSS (Cegov) informa que quer aumentar a transparência dos resultados das políticas e programas executados pela autarquia. Dessa maneira, é esperado que haja dados que permitam avaliar, por exemplo, o impacto da contratação de servidores e militares temporários sobre a fila de benefícios acumulados.

Segundo a publicação, o Sistema de Monitoramento do Desempenho Organizacional (SMD) se dará pela análise sistemática e periódica de processos, produtos ou resultados da gestão, por meio desses indicadores, que serão publicados em anexo da resolução no site do INSS.

O novo SMD, ou INSS em números, como será chamada a plataforma online, tem como objetivo produzir informação e conhecimento para aprimoramento da gestão do Instituto e subsidiar a tomada de decisão baseada em evidências.

“Os indicadores de monitoramento aprovados comporão uma plataforma online de visualização, de acesso público, denominada ‘INSS em números’, com o objetivo de promover a transparência dos resultados das políticas e programas conduzidos pelo Instituto”.

A promessa é de que a nova plataforma apresente esses dados por meio de gráficos, tabelas ou outras formas mais adequadas de visualização, permitindo ao usuário análises e comparações de forma fácil e interativa.

INSS inicia força-tarefa

Enquanto o concurso INSS não é realizado, a autarquia promove uma força-tarefa com o objetivo de regularizar a fila de benefícios, que já chegou a quase 2 milhões de processos acumulados em 2020.

Para isso, foi realizado um processo seletivo que selecionou mais de 5.300 profissionais temporários que têm até o final de 2021 para normalizar a situação. O grupo é composto por militares da reserva e servidores aposentados da União.

Dessa maneira, 587 profissionais já devem começar o trabalho, primeiro com um treinamento e depois dando início efetivo às atividades de análise de benefícios. Os demais grupos serão contratados gradualmente.

No caso dos militares, o início dos trabalhos de alguns deles deve ser somente quando a situação de pandemia melhorar. Já que irão atuar no atendimento presencial nas agências e em atividades administrativas nesses locais.

Inicialmente, a previsão era que a força-tarefa conseguisse regularizar a situação do Instituto até o mês de setembro. Com a pandemia e o fato de que a homologação do processo seletivo só ocorreu no dia 29 de maio, isso deverá se estender mais.

Do total de inscritos, foram selecionados 1.969 militares inativos, 1.900 da carreira do seguro social e 1.461 aposentados das demais áreas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Os profissionais vão atuar: no INSS, na Perícia Médica Federal, no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), na Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS), e no Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (DECIPEX).

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais