Pesquisar no blog

Concurso INSS: Pedido de mais de 10 mil vagas, confira os detalhes!

icone calendario 08 jun 2021

No último dia 31 de maio, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) emitiu um pedido de mais de 10.000 vagas para novo concurso INSS .

O pedido foi protocolado ao Ministério da Economia dentro do prazo que os órgão públicos tinham para enviar os pedidos de concurso.

As vagas requisitadas são para os cargos de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social, sendo que a primeira tem maior quantitativo de vagas.

O pedido foi feito para o ano de 2022 e foi assinado pelo Diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, Rogério Soares de Souza, e encaminhado a Diretora de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia.

O pedido das vagas se justifica pelo fato da grande quantidade de cargos vagos que afetam o funcionamento eficiente do órgão público.

Apesar da necessidade urgente de novas contratações, o INSS está disposto a negociar as vagas e abaixar o quantitativo, se isso for facilitar a aprovação ME para um novo concurso.

Concurso INSS: deficit de funcionários

Um concurso INSS vem sendo requisitado há bastante tempo, pois existe um deficit enorme de funcionários há algum tempo.

De acordo com informações, as vacâncias chegam perto de 23 mil na estrutura do Instituto, sendo mais de 20 mil somente nos cargos Técnicos.

Com isso, o funcionamento do Instituto acaba sendo muito prejudicado.

O último concurso INSS ocorreu em 2015 e ofertou 950 vagas, que não foram suficientes para suprir a necessidade de funcionários.

Depois desse concurso, o Instituto protocolou um pedido de nova seleção ao ME, com 10 mil vagas também, em 2018. No entanto, a Economia recusou esse pedido.

No ano passado, ainda sofrendo com a falta de pessoal, o INSS fez uma contratação temporária de, aproximadamente, 3 mil militares inativos e de servidores aposentados para suprir algumas das necessidades de serviço.

Porém, o contrato desses temporários será encerrado no ano que vem e o INSS sofrerá com mais falhas. Isso sem contar os funcionários que estão prestes a aposentar.

Dessa maneira, o Instituto requisita novo concurso com certa urgência e esse grande deficit pode ser o motivo para que o ME aprove o requerimento.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais