Atenção concurseiros! Um novo Concurso INSS continua sendo aguardado para 2022. Após reajuste no pedido, que agora é para mil vagas de Técnico, houveram mais movimentações! Saiba detalhes!
Concurso INSS: quais foram as movimentações recentes?
Comemorem concurseiros! O pedido de concurso INSS está avançando no Ministério da Economia, rumo à aprovação.
Assim, na última sexta-feira (3), a solicitação foi encaminhada ao DGP-Depro-CGCOP-Dicop, onde foi analisada em dois momentos.
Vale destacar que o processo voltou a andar após o Instituto Nacional do Seguro Social encaminhar ao Ministério da Economia uma nova nota técnica.
Assim, foi feito um ajuste no pedido para que haja autorização em tempo mais ágil. O pedido passou de 7.575 vagas para apenas 1.000!
👉 Confira o que preparamos para a sua aprovação! 👈
Além disso, serão oportunidades para a carreira de Técnico do Seguro Social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$5.186,79.
Os órgãos federais tem sempre até o dia 31/05 para enviar ao Ministério da Economia, o pedido de autorização de edital para que o mesmo venha a ocorrer no próximo ano.
Poderão haver mais contratações?
Mesmo que o pedido foi enviado para 1.000 vagas, isso não quer dizer que haja apenas esse número de convocações.
Isso porque, devido a grande carência de pessoal, o Ministério da Economia poderá autorizar mais 25% do quantitativo inicial.
Entretanto, isso apenas após o fim das etapas do certame. Com isso, 1.250 aprovados poderão ser nomeados.
Fim da greve dos servidores contribui para novo edital
Vale destacar que a abertura de um novo edital para o INSS foi acordado para que a greve de servidores do órgão chegasse ao fim.
Foram mais de 2 meses de greve, o que se findou após o acordo entre o Ministério do Trabalho e Previdência e sindicalistas.
Além disso, outra questão que foi boa para o concurso foi a abertura de crédito suplementar de R$2,57 bilhões para a recomposição do orçamento da autarquia.
O próprio presidente do INSS, Guilherme Serrano, está se mobilizando e disse que tem pressa na abertura da seleção.
Retorno ao trabalho
Assim, foi publicada no Diário Oficial da União , uma portaria determinando o retorno ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (6).
Portanto, a medida se aplica aos servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários do órgão.
Vale destacar que eles estavam em trabalho remoto por conta da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.
Suspenso em 2020 em razão da pandemia, o retorno às atividades presenciais do órgão vem ocorrendo gradualmente desde o ano passado mediante agendamento prévio.
Concurso INSS: falta é de mais de 20 mil Técnicos
Enquanto um novo concurso não é publicado, o INSS vê seu quadro de pessoal cada vez mais defasado.
Atualmente, segundo o site Dados.gov, são 23.993 cargos vagos no órgão, sendo 20.608 de Técnicos e 2.411 de Analistas.
Vale destacar que o número aumentou em 26% de 2016 até o momento. Assim, eram 19.023 há 6 anos.
Portanto, atualmente existem 19.570 servidores na ativa, sendo 13.612 de Técnico, 4.163 de Analista e 1.795 de outras carreiras.