Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso INSS: MGI autoriza nomeação de aprovados para Perito!

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) autorizou oficialmente a nomeação dos 250 candidatos aprovados no concurso INSS para Perito Médico Federal, e também divulgou o resultado final da escolha de lotação dos novos servidores. Confira os detalhes!

Concurso INSS: MGI autoriza nomeação de aprovados para Perito!
Concurso INSS: MGI autoriza nomeação de aprovados para Perito!

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) confirmou a autorização para a nomeação dos aprovados no concurso INSS para o cargo de Perito Médico Federal.

A decisão foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 24 de julho, liberando 250 nomeações para o cargo.

Além disso, também foi divulgada a lista com o resultado da escolha da ordem de preferência feita pelos candidatos aprovados e mais bem classificados no concurso. Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes!

Nomeação do concurso INSS Perito autorizada!

A nomeação dos aprovados no concurso INSS para o cargo de Perito Médico Federal foi oficialmente autorizada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A autorização consta em portaria publicada no Diário Oficial da União em 24 de julho, garantindo a convocação de 250 candidatos aprovados para assumir as vagas imediatas previstas no edital.

Curso Grátis INSS 2025

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

De acordo com o documento, não haverá segunda chamada antes da assinatura do ato de nomeação. Isso significa que os aprovados não terão nova oportunidade de optar pelo reposicionamento para o final da lista de classificação ou de desistir do concurso nesse momento.

O concurso INSS, organizado pelo Cebraspe, ofertou ao todo 500 vagas para Perito Médico Federal, sendo 250 imediatas, justamente as autorizadas agora para nomeação, e 250 para formação de cadastro reserva, que poderão ser chamadas posteriormente conforme a necessidade do INSS. Veja o que diz o documento:

Nomeação do concurso INSS Perito
Concurso INSS: MGI autoriza nomeação de aprovados para Perito! 2

Resultado da escolha de lotação

Além da autorização para a nomeação, também foi divulgado o resultado da escolha da ordem de preferência de lotação feita pelos candidatos aprovados e mais bem classificados no concurso INSS.

Esse resultado define em quais localidades os novos Peritos Médicos Federais irão atuar, de acordo com as opções previamente indicadas pelos candidatos durante o processo. A lista publicada leva em consideração a classificação final no concurso INSS e as vagas disponíveis em cada cidade ou estado, garantindo que os primeiros colocados tenham prioridade na escolha.

Como foi o concurso INSS Perito?

O concurso INSS para Perito Médico Federal registrou aproximadamente 22 mil inscritos, evidenciando a grande procura pela carreira. O certame contou com diferentes etapas:

  • Provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, apenas classificatória.

As provas objetivas foram aplicadas em 16 de fevereiro de 2025, em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. A avaliação contou com:

  • 120 questões no formato Certo ou Errado;
  • 50 questões de conhecimentos gerais;
  • 70 questões de conhecimentos específicos.

Com a divulgação dos resultados e da avaliação de títulos, o concurso INSS avançou para a definição das lotações. Agora, com a autorização de nomeação de 250 aprovados para as vagas imediatas, o INSS inicia o processo para que os novos Peritos Médicos Federais assumam seus cargos e reforcem o quadro de servidores do órgão.

Concurso INSS pelo CNU em andamento!

O concurso INSS 2025, integrante da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), já está com edital publicado. São 300 vagas de nível superior para o cargo de Analista do Seguro Social, e a organização do certame está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As vagas são destinadas ao cargo de Analista do Seguro Social e abrangem diversas especialidades, como Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Tecnologia da Informação, Engenharia, Contabilidade, Direito, Administração e Estatística. A carreira é voltada para profissionais de nível superior e oferece salário inicial que pode chegar a R$ 9.371,31.

Além dessas vagas já previstas no edital, o INSS também solicitou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) autorização para realizar, em 2026, um novo concurso com 8.500 vagas, sendo 7.000 para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 1.500 para Analista do Seguro Social (nível superior).

Se o seu objetivo é conquistar uma vaga no INSS, fique atento ao nosso guia completo e sempre atualizado, onde reunimos todas as informações sobre as chances de ingresso no INSS, incluindo vagas, salários, etapas do concurso e futuras autorizações!