Pesquisar no blog

Concurso INSS: Pode ser o próximo a ter o edital publicado!

icone calendario 30 jul 2021

O concurso INSS pode ser o próximo a ter o edital publicado. Isso porque, um novo concurso é urgente. O Instituto de Seguro Social irá sofrer uma baixa de 22% dos servidores até 2026, segundo informações do próprio órgão.

Desse modo, daqui 5 anos, serão 4.569 servidores aposentados ou em abono de permanência. O quadro atual apresenta 20.301 servidores, e representará 22,50% do efetivo.

“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos” explicou o próprio INSS em nota ao Ministério da Economia.

Outro motivo é o contrato vencido de temporários em dezembro de 2021, serão 2.275 servidores a menos. Segundo o INSS, um novo concurso público é imprescindível para que o órgão não gere prejuízo para os cidadãos.

Concurso INSS até 2022

A princípio, o concurso público deverá acontecer até abril de 2022. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que a seleção ocorrerá antes das Eleições. O aval do Ministério da Economia precisa ser dado até abril, pois precisa ocorrer 6 meses antes da votação do 1º turno.

Além disso, com o aval dado, o edital precisa ser publicado até 1º de outubro, já que a votação está marcada para o dia 2 de outubro. Caso esse seja o cenário, as provas ocorrerão em 2023.

Ademais, outra possibilidade pode ser considerada, que são as provas ocorrerem em dezembro, com o edital sendo publicado um pouco antes. Como aconteceu com os concurso da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Edital do concurso

Em primeiro lugar, temos a informação de que foram solicitadas 7.575 vagas para todo o país. Nas carreiras de Técnico e Analista, de nível médio e nível superior, em diversas especialidades.

Além disso, o salário inicial para os cargos vai de R$ 5.447,78 a R$ 8.357,07 com chances de progressão na carreira e diversos benefícios. As vagas também são para recomposição do quadro de aposentados.

Etapas do concurso INSS

O documento encaminhado ao Ministério da Economia revela as disciplinas que serão cobradas nas provas objetivas do concurso.

Caso o aval seja dado, o candidato será submetido a questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções do Regime Jurídico;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Sistema de Seguridade Social.

Além disso, para o cargo de Analista, de nível superior, ainda haverá Conhecimentos Específicos cobrados, de acordo com a especialidade do edital.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais