Pesquisar no blog

Concurso INSS: Com redimensionamento finalizado edital pode sair em 2022!

icone calendario 28 maio 2021

Os estudos de redimensionamento da força de trabalho estão chegando na reta final. A previsão é que seja concluído hoje (28). Com a conclusão desse estudo, o Instituto poderá solicitar ao Ministério da Economia a autorização de um novo concurso INSS .

No momento o processo se encontra na Divisão de Avaliação de Cargos e Carreiras (DACC).

Com o pedido sendo enviado ainda este ano a expectativa é que o novo edital INSS seja publicado em 2022. Por que não em 2021?

A resposta está no processo seletivo simplificado direcionado aos aposentados e militares da reserva, a fim de, comporem temporariamente o quadro de pessoal do instituto.

Mais de 20 mil cargos vagos no INSS

De acordo com as informações do Portal Brasileiro de Dados Abertos, em abril de 2021 eram 22.513 cargos vagos no INSS.

  • Analista do Seguro Social
    • Cargos Ocupados – 4.196
    • Cargos Vagos – 2.378

  • Técnico do Seguro Social
    • Cargos Ocupados – 14.096
    • Cargos Vagos – 20.135

A recomposição do quadro de funcionários é vista como uma das prioridades do órgão, o deficit já ultrapassa a casa dos 22 mil servidores e a maior carência está nos cargos de nível médio.

São nada menos que 20.135 cargos vagos para Técnico do Seguro Social que tem exigência de nível médio completo e não dispõe de concurso público desde o ano de 2015.

Já para o cargo de Analista o número é menor, são 2.378 cargos vagos. Contudo para ambos os cargos é grande a necessidade de uma nova seleção , e a cada dia que passa crescem as vacânicas.

Como foi o último concurso INSS?

O último concurso foi realizado no ano de 2015 e contou com 950 vagas, número abaixo do que o INSS realmente precisava para estabilizar o quadro de servidores.

A banca Cebraspe, antigo Cespe esteve à frente desse certame e organizou todas as etapas de seleção.

Os candidatos foram avaliados por objetivas de 120 questões compostas por conhecimentos básicos e específicos:

Técnico do Seguro Social:

Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Analista do Seguro Social:

Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Já os Médicos Peritos contaram com 30 questões de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos. Além da prova objetiva, também realizaram o exame de títulos.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais