Pesquisar no blog

Concurso INSS: Redução de pessoal no órgão é pauta de audiência!

icone calendario 20 jun 2022

Atualizações sobre o concurso INSS! Em audiência pública realizada na última quinta-feira, 12 de maio, os servidores do órgão criticaram a redução de pessoal para o atendimento da população. Ademais, vale recordar que uma nova seleção é aguardada desde 2021 e é fundamental para suprir os déficits do órgão.

Sendo assim, foi realizada no dia 12 de maio uma audiência pública na Câmara dos Deputados que permitiu que os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social discutissem diversas pautas. Ademais, de acordo com os servidores, o órgão vem sendo desestruturado.

Além disso, vale recordar que um pedido para concurso INSS foi enviado ao Ministério da Economia para o provimento de 7.830 oportunidades entre carreiras de níveis médio e superior em todo o país. Dessa forma, confira a seguir maiores detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso INSS: audiência pública

Nesse sentido, foi realizada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 12 de maio, uma audiência pública que tratou de diversas pautas acerca do Instituto Nacional do Seguro Social.

Além disso, uma das principais pautas foi a Medida Provisória 1113/22, que visa reduzir as filas de segurados que aguardam benefícios com a alteração de processos administrativos.

Ademais, tal fila abrange cerca de 1,7 milhão de processos atrasados, de acordo com os servidores do órgão. Sendo assim, durante a reunião cerca de 43 sugestões de alteração para a medida foram dadas, a fim de que o trabalho no órgão seja transformado.

É igualmente essencial mencionar que durante a audiência a representante da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Thaize Antunes, informou que desde 2015 foram perdidos 50% dos trabalhadores do órgão.

Com isso, existem atualmente somente cerca de 17 mil servidores, sendo que a quantidade de segurados chega a 113 milhões, o que comprova a necessidade e novos trabalhadores para que a demanda possa ser executada.

Segurança e atendimento presencial também foram pautas

Além disso, durante a audiência pública também foram debatidos temas acerca da segurança e do atendimento presencial. Nesse sentido, Kellen Günther, representante sindical dos trabalhadores do órgão em Rondônia, comentou que a segurança é baixa e que a duplicação de perfis de pessoas já ocorreu.

Ademais, de acordo com Viviane Perez, também da Fenasps, o atendimento presencial é tão importante quanto o remoto, pois diversos cidadãos não possuem acesso à internet e não sabem utilizar os canais remotos:

“A gente está falando de 60% das pessoas que buscam o INSS e recebem um salário mínimo. Não têm acesso à internet, não sabem manusear os canais remotos. Então, é complicado implementar uma tecnologia que restringe e digo até que viola os direitos da população. Nesse cenário, ainda institui um aprofundamento das metas abusivas de produtividade”, disse.

Concurso INSS: panorama geral

Em suma, o pedido feito ao Ministério da Economia para o novo concurso INSS é para o preenchimento de 7.830 oportunidades entre as carreiras de níveis médio e superior a seguir:

Técnico do Seguro Social – Nível Médio

  • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas)
  • Combate à Fraude (734)
  • Serviço de
  • Apoio ao Reconhecimento de Direito (216)
  • Atendimento de Demandas Judiciais (40)
  • Cobrança Administrativa (34)
  • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46)
  • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996)
  • Área meio (80)

Analista do Seguro Social – Nível Superior

  • Serviço Social (463 vagas)
  • Reabilitação Profissional (702)
  • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406)
  • Área meio (175)

Além disso, os salários a serem recebidos pelos contratados nos cargos citados possuem os valores de R$ 5.447,78 para Técnico e R$ 8.357,07 para Analista.

Entretanto, de acordo com o ex-presidente do INSS e atual Ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, o quantitativo aprovado pode ser menor, para que a seleção possa ser realizada:

“Existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano. Talvez, não no número que a gente solicitou, de 7,5 mil”, revelou Oliveira.

Ademais, vale recordar que os servidores do órgão estão em greve há mais de 40 dias em busca de melhores condições de trabalho e novo concurso público.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS 2022: Edital AUTORIZADO com 1 mil vagas para Técnico!
Acompanhe nossas

redes sociais