Pesquisar no blog

Concurso INSS: Técnico terá exigência de nível superior?

Iago Almeida

icone calendario 18 jun 2021

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) emitiu um pedido de mais de 7,5 mil vagas para novo concurso INSS , para Analista e Técnico. O documento afirma que será exigido nível superior para os dois cargos, entretanto, tudo dependerá de uma uma mudança no Congresso Nacional.

Concurso INSS: carreira de Técnico exige qual nível?

O novo concurso pode ser lançado pelo INSS com vagas entre Analistas e Técnicos. Entretanto, um ponto específico do pedido enviado pelo órgão, chama atenção!

Segundo o documento, ambos os cargos terão como exigência o nível superior, ou mesmo o curso nível médio.

“Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade”, explica o INSS no documento.

Entretanto, a exigência dependerá de uma aprovação de uma mudança no Congresso Nacional. Isso porque, atualmente, existe uma lei que rege os cargos do INSS, estabelecendo que o cargo de Técnico é de nível médio.

Concurso INSS: pedido enviado com mais de 7,5 mil vagas

Um pedido foi enviado pelo órgão, pedindo um novo concurso INSS com a oferta de 7.575 vagas, sendo:

  • Analistas: 6.004 vagas
  • Técnicos: 1.571 vagas

Atualmente, 23.667 cargos estão vagos no órgão e 39.162 aposentadorias acumuladas, segundo levantamento do mês de abril, o que aumenta a pressão por um novo certame em breve.

Vale ressaltar que no último dia 31 de maio, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) afirmou que enviaria um pedido com mais de 10.000 vagas para o novo concurso, mas o valor exato é de 7.575, enviado neste pedido .

“A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social fez uma projeção preliminar que será melhor analisada pela Presidência do Órgão. Ainda não tivemos acesso ao documento. Assim que tivermos, a gente te comunica”, informou o INSS.

Além disso, o órgão calcula que a programação de novos certames será retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

“A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”, afirmou o órgão.

Outro que se mostrou bastante otimista com a autorização do concurso INSS foi o presidente do órgão. Ele afirmou que deverá preencher vacâncias decorrentes de aposentadoria e dos militares temporariamente contratados.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais