Pesquisar no blog

Concurso INSS: Nível médio para o cargo de Técnico, confirma diretor!

icone calendario 22 jun 2021

O concurso INSS continua tendo como requisito o nível médio para o cargo de Técnico do Seguro Social, afirmou o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, Rogério Souza.

A dúvida na mudança, teria sido após a publicação de uma nota nas redes sociais enviada pelo INSS, ao Ministério da Economia, solicitando 7.525 vagas ao todo.

No documento, para as vagas de Técnico, estaria o pedido para a carreira passar ao nível superior.

Porém, Rogério Souza garantiu que não haverá a mudança de escolaridade. Pois, seria necessário também uma elaboração de projeto para votação no Congresso Nacional, que foi rechaçado pelo diretor.

“Enviamos o pedido de concurso e, agora, aguardamos uma posição do Ministério da Economia. Entendemos que outros órgãos da administração pública federal também encaminharam suas solicitações e precisam reforçar os seus quadros. No caso do INSS, precisamos de servidores para repor a força de trabalho para garantirmos um atendimento mais célere aos segurados e, consequentemente, que eles tenham acesso aos benefícios”, afirmou Rogério.

Isso porque o deficit de funcionários no INSS já passa de 24 mil, segundo dados de Abril desse ano, e é preciso substituir a contratação de 3 mil temporários, sendo militares e civis aposentados.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, a área de maior necessidade para Analistas, é a com formação em Assistência Social. Porém, se o concurso for aprovado, provavelmente outras especialidades serão oferecidas.

Edital concurso INSS

Um novo concurso público precisa ser aprovado, e está nas mãos do Ministério da Economia agora. As vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: 6.004 vagas para Técnico de Seguro Social e 1.571 vagas para Analista de Seguro Social.

As remunerações variam de acordo com a escolaridade, um Técnico ganha o salário inicial de R$ 5.447,78 enquanto o Analista tem ganhos iniciais de R$ 8.357,07. Mais benefícios.

Além disso, o regime de contratação é estatutário, que garante maior estabilidade ao servidor.

Além disso, o INSS não realiza um concurso para efetivos desde 2015, um pedido foi enviado ao Ministério da Economia em 2018, porém não foi autorizado.

Provas do concurso

Com a proximidade de liberação do concurso, é bom que os candidatos já iniciem sua preparação o quanto antes, para que possam aproveitar um tempo de estudos maior e se preparar de uma forma melhor para as provas.

No último concurso, foram cobradas 120 questões para ambos os cargos, com disciplinas diferentes sendo cobradas nas provas objetivas, confira:

Técnico de Seguro Social

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Informática;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Conhecimentos Específicos.

Analista de Seguro Social

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Direito Constitucional, Administrativo;
  • Legislação Previdenciária;
  • Legislação da Assistência Social;
  • Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais