Pesquisar no blog

Concurso INSS: Temporários devem ser chamados no mês de junho!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 mar 2024

Segundo informações do presidente do órgão, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ) pode chamar ex-servidores e militares inativos já no mês de junho de 2020.

Convocação de servidores no INSS

O próximo concurso INSS poderá ter seu edital divulgado a partir de 2022. Enquanto isso, o Instituto Nacional do Seguro Social realiza o seu processo seletivo, com oferta de 8.230 vagas para ex-servidores e militares da reserva, que pode ter convocações já no mês de junho. Conforme informou o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

Em entrevista, Rolim disse sobre a situação do INSS. Em relação à chamada dos aprovados, que pode ocorrer imediatamente, de acordo com perfil da vaga, foi afirmado pelo presidente que irá depender da abertura das agências, que estão fechadas devido ao Covid-19.

“Temos dois grupos. O grupo de aposentados do INSS, que vão trabalhar na análise de benefícios de seus domicílios. Assim que acabar o processo, eles vão fazer curso à distância para se atualizarem em relação à legislação e aos nossos sistemas. Terminado esse curso, já começarão a trabalhar, porque não vão trabalhar presencialmente”, informou Rolim.

Para os aprovados que irão trabalhar no atendimento, que são os militares e aposentados de outros órgãos, o presidente afirmou que estes ainda realizarão um treinamento, com parte presencial em agências, com o auxílio monitoresDesta forma, as chamadas podem ocorrer já no mês de junho.

“Eu ainda não tenho como dizer o cronograma, porque não temos previsão de quando as agências vão reabrir. Mas acredito que eles serão empossados assim que houver a reabertura das agências, o que deve ocorrer em algum momento de junho”, salientou o presidente do INSS.

Após a homologação do resultado final, o certame irá contar com prazos referentes às contratações. Entretanto, apenas o Grupo E.1 (concorrência específica para o INSS) já tem as datas constantes no edital de abertura, sendo elas:

  • Convocação para assinatura do termo de adesão ao contrato: 27 de maio de 2020;
  • Período de assinatura do termo de adesão ao contrato: 28 de maio a 05 de junho de 2020;
  • Início das atividades dos contratados: 08 de junho de 2020.

Segundo informações da Agência Brasil, o trabalho desses contratados deve começar em home office devido à pandemia do Covid-19. Os outros grupos terão as datas publicadas oportunamente pelo órgão, mas podem ser chamadas também em junho, como adiantando pelo presidente.

O contrato terá duração até 31 de dezembro de 2021, podendo ser prorrogado uma vez, pelo período restante até atingir dois anos, por interesse e conveniência dos órgãos contratantes.

Concurso INSS pode ocorrer em 2022

O concurso INSS é um dos mais aguardados pelos concurseiros, o certame deve ter edital divulgado no ano de 2022. Foi o que informou o Instituto Nacional do Seguro Social, que pretende concluir em cerca de um ano o dimensionamento e planejamento de Recursos Humanos da autarquia.

Dessa maneira, o concurso INSS poderá ser programado para 2022. O último pedido de concurso encaminhado pelo INSS ao Governo Federal foi em 2018. Na ocasião, foram solicitadas 7.888 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Os salários para os Analistas, cargo de nível superior, chegam a R$ 7.659,87. Atualmente, o órgão realiza uma força-tarefa para a contratação de temporários.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais